segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ester 1

Comentário devocional:


O livro de Ester é inspirador. Ele conta a história da mão de Deus em ação, de Sua providência e cuidado por Seu povo. Curiosamente, o nome de Deus não é mencionado em Ester. Nem sequer uma vez. No entanto, o Seu amor e orientação são claramente o enredo por traz de tudo que faz desta história uma maravilha. 

Noutros livros das Escituras, a presença de Deus é inconfundível e a manifestação da Sua vontade indiscutível. Em Ester, Deus trabalha em silêncio, fiel e persistentemente em através de indivíduos comuns, para realizar a Sua vontade e propósito. É assim que a maioria de nós estamos acostumados a ver Deus operando em nossas próprias vidas. Talvez seja isto o que mais nos atrai na história de Ester.

A obra das mãos de Deus é claramente vista em dois temas principais do livro de Ester. O primeiro é o tema do Grande Conflito. Os personagens e os resultados da história representam o conflito cósmico universal. 

E é difícil não ver o outro tema principal de Ester: as reviravoltas. O livro de Ester é cheio de reviravoltas na sorte de indivíduos e de grupos de pessoas. Mais do que coincidências, essas reviravoltas são a prova do trabalho silencioso de Deus.
Em Ester 1 somos apresentados ao rei do Império Persa, Assuero (esta é a forma grega do nome Xerxes). A primeira cena imediatamente nos mostra o seu caráter. O rei realiza uma festa de seis meses de duração, para exaltar as glórias do seu reino. Então o rei concede a todos os moradores, grandes e pequenos, de sua capital, Susã, uma festa especial de uma semana de duração.Feitos bastante extravagantes, não é mesmo? 

Enquanto os homens do reino comiam e bebiam em excesso, a rainha Vasti realizava uma festa para as mulheres. No último dia da festa, o rei convocou Vasti. O rei havia guardado o melhor para o final e orgulhosamente planejava exibir diante de todos o seu precioso troféu: a sua bela esposa.
Vasti não gostou nada disso e se recusou a realizar o desejo de seu marido bêbado. É fácil imaginar a cena quando o rei Assuero recebeu a notícia da recusa. Enfurecido, ele se volta para os seus conselheiros e pede a sua opinião. Os homens, agitados, disseram que as ações de Vasti deviam receber uma punição exemplar,para o bem do reino e dos casamentos por toda a Pérsia. Vasti foi destituída da posição de rainha e foi exigido, por decreto real, respeito para com os maridos em todo o império.
Felizmente, nós servimos a um rei que não é orgulhoso, destemperado, fraco ou exigente como Assuero. O Deus do Universo nos ama o suficiente, para permitir-nos o livre-arbítrio. Ele nunca exigiu que O honrássemos. No entanto, nosso Deus é o único digno de toda honra!

Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad/Adap JAQ/JDS


Texto bíblico: Ester 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário