sábado, 22 de junho de 2013

Ester 6

Comentário devocional:

Uma noite sem dormir é o ponto de virada no livro. O rei não consegue dormir, e por isso pede a um funcionário que leia para ele o livro do registro real. O servo então lê o relato do dia em que Mordecai frustrou um complô para matar o rei e, providencialmente, o rei percebe que Mordecai não havia sido honrado por ter salvado a sua vida.

Muito cedo de manhã Hamã estava no tribunal. Ele estava ansioso para falar com o rei, para agendar o enforcamento de Modecai. Seu pedido foi interrompido e seu orgulho o levou a uma suposição equivocada. O rei Assuero perguntou como ele poderia honrar um homem que salvou sua vida. A resposta de Hamã foi rápida e detalhada, como se já tivesse imaginado isso milhares de vezes: que se vestisse este homem com as próprias vestes do rei, o colocasse em um cavalo e o fizesse desfilar através da praça da cidade, proclamando-se que o rei o está honrando. A descrição da ambição de Hamã é assustadoramente parecida com o desejo orgulhoso de Lúcifer de ser como o Altíssimo.

Satisfeito, o rei instrui Hamã para fazer isso por Mordecai.  Hamã não tem outra saída senão obedecer às ordens do rei. Sua reação inicial não é registrada mas pode ser facilmente imaginada: primeiro o choque,depois a descrença, seguida pela raiva e, em seguida, a humilhação devastadora.

Hamã correu para casa, com a cabeça coberta. Sua mulher, apesar de não ser uma crente, conhece o poder de Deus. Ela percebe, um pouco tarde demais, que se Mordecai é judeu, Hamã não o poderá vencer. Ainda se recuperando de sua humilhação, um funcionário chega para levar Hamã para o segundo banquete de Ester. Seu dia não correu exatamente como ele planejara.

Neste capítulo chave, Ester não desempenha nenhum papel. Ela estava preparando o banquete. Embora não seja mencionado, Deus é o ponto focal deste capítulo. O fato do rei ouvir acerca do heroísmo de Mordecai não foi mera coincidência. Deus pode não ter sido diretamente mencionado no livro de Ester, mas ele nunca deixou de estar em evidência. 

Deus é o personagem central não apenas do capítulo 6, mas de todo o livro de Ester. Este Deus amoroso, que se interessa por seu povo, quer também ser o personagem central da sua vida. Que possamos aceitar a Sua segura liderança.

Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad JAQ/JDS


Texto bíblico: Ester 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário