domingo, 23 de junho de 2013

Ester 7

Comentário devocional:

O segundo banquete de Ester foi um grande sucesso. Mais uma vez, o rei perguntou-lhe qual era o seu pedido e prometeu que ele seria atendido. Desta vez, Ester respondeu.

Ester conhecia os pontos fortes e fracos do rei e sua resposta foi cuidadosamente planejada. Primeiro, ela implorou que o rei poupasse a vida dela, confiante de sua afeição por ela. Os olhos do rei devem ter ficado enormes, numa expressão de surpresa, ao ela descrever o plano de aniquilação contra ela e seu povo. O rei exigiu saber quem faria uma coisa dessas. Ester, então, corajosamente apontou para o estimado conselheiro do rei e expôs o inimigo que era.

Hamã ficou aterrorizado. Ester devia estar tremendo. O rei, enfurecido, saiu da sala do banquete. Como ele poderia mudar um decreto selado com o seu próprio anel? Como ele poderia admitir publicamente que o seu próprio braço direito o havia enganado?

Lá dentro, Hamã ajoelhou-se diante da rainha, debruçando-se sobre o divã em que ela estava, implorando por sua vida. Neste momento o rei retorna para o aposento e ao ver a postura de Hamã, encontra no fato o pretexto que precisava para salvar a própria dignidade. Ele o acusou de tentar molestar a sua esposa, e tão logo as palavras saíram da boca do rei, os servos cobriram o rosto de Hamã. Seu destino estava selado. Um dos eunucos rapidamente sugeriu que a forca construída para Mordecai podia ser usada. O rei concordou e Hamã foi enforcado na forca que seu orgulho havia construído para Mordecai.

O caráter do rei Assuero era duvidoso. Sua única qualidade redentora era a sua afeição por Ester. Ele autorizou o extermínio de mulheres e crianças inocentes, sem questionar o menor detalhe. Ele também não teve dúvidas se devia ou não lucrar financeiramente com isso. Ele era um líder egocêntrico, arrogante, e desinteressado. Os eunucos no banquete sabiam a respeito da forca de Hamã e estavam mais conscientes dos movimentos políticos no reino do que o próprio rei.

A incapacidade do rei liderar, de prestar atenção aos detalhes e de pensar por si mesmo permitiram que Hamã emitisse seu decreto. Entretanto, estas mesmas falhas de caráter trabalharam em favor de Ester. O rei prontamente acreditou que a versão dela dos acontecimentos era a verdade. Não foi por acaso que Deus permitiu que a bela e sábia Ester, estivesse onde estava naquele momento da história. 

Ore para que Deus use você como parte do Seu plano para salvar pessoas. Você, como Ester, estará também trabalhando pela sua própria salvação.

Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad JAQ/JDS


Texto bíblico: Ester 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário