segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ester 8

Comentário devocional:

O rei Assuero salvou sua rainha, deu-lhe a casa de Hamã, e promoveu seu parente Mordecai ao posto de Hamã. Sua dignidade foi preservada e o assunto para ele estava encerrado, pelo menos no que lhe dizia respeito.
 
Mas estava longe de terminar. Ester e Mordecai ainda tinham que encontrar uma maneira de salvar as vidas de todos os judeus que viviam na Persia. Mais uma vez, Ester vestiu seu melhor traje real e se aproximou do rei. Ela apelou pelo seu amor por ela e chorou, dizendo-lhe que ela não conseguia suportar ver seu povo destruído. No seu estilo habitual, o rei concordou, dizendo a Ester e Mordecai que escreverem um decreto como quisessem e assiná-lo com seu anel de sinete.
 
Ester e Mordecai não podiam revogar o maligno decreto de Hamã. Eles devem agora escrever um novo decreto que anule os efeitos do original. Nos versos 3 e 5 somos novamente lembrados de ascendência de Hamã e da luta antiga entre os judeus e os amalequitas. Deus ordenou a Saul que destruísse os amalequitas, mas ele se recusou. Mordecai e Ester não haviam iniciado nem a guerra do passado nem a do presente, mas precisavam defender seu povo. Assim, seu novo decreto estabeleceu claramente que os judeus tinham o direito de se reunir para se defender e proteger suas vidas. Se atacados, poderiam revidar. O decreto foi traduzido, transcrito e distribuído rapidamente por todo o país pelos cavalos do correio real.
 
Após o decreto de Hamã, Mordecai se aproximara do palácio do rei vestido de saco. Agora, ele deixa o palácio com vestes reais e uma coroa na cabeça. Quando os melhores cavaleiros do rei entregaram este novo decreto para todas as províncias do império, uma onda de mudança positiva se seguiu. Os judeus receberam luz e alegria. A luz substituiu a escuridão, a alegria substituiu o medo, a esperança substituiu o desespero e, mais significativamente, Deus devolveu a honra de volta ao Seu povo.
 
Curiosamente, a grande maioria da população mudou de atitude em relação aos judeus e muitos se tornaram judeus. Uma boa parte, certamente, motivada pelo medo e pensamentos de auto-preservação. Mas talvez algumas das conversões foram genuínas e levaram a mudanças do coração e, assim, almas foram salvas no processo. Só Deus pode transformar uma vida de vergonha para uma vida de honra. Ele é o único lugar seguro no meio de uma guerra.
 
Jean Boonstra
Voz da Profecia
Trad JAQ


Texto bíblico: Ester 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário