quinta-feira, 13 de junho de 2013

Neemias 10 - comentários

1 Zedequias. Significa "Deus é minha justiça"; mas só depois da vinda de Cristo é que este significado veio a ser uma realidade maravilhosa, pela qual o homem se não estriba mais na pobreza de sua justiça, mas confia na justiça eterna de Deus, que lhe outorga a graça de Cristo (Rm 4.6; Gl 3.6-14) (Bíblia Shedd).

3 Malquias. "Deus é meu rei". A religião só começa a ter sentido quando Deus está entronizado como rei em nossa vida de todos os dias, e em nossas atitudes e decisões (Bíblia Shedd).

9 Jesua. Este nome significa "salvação", e, juntamente com Josué, Oséias e outros, é sinônimo (heb) do nome de Jesus (Bíblia Shedd).

28-39 O muro estava completo e o acordo que Deus fizera com Seu povo nos dias de Moisés foi restaurado (Dt 8). Esta aliança tinha princípio que são importantes para nós hoje. Nossos relacionamentos com Deus vão além de cuidar da igreja e devoções regulares. Afeta também nossos relacionamentos (v.30), nosso tempo (v. 31) e nossos recursos materiais (32-39). Quando você escolhe seguir a Deus, você promete segui-Lo deste modo. Os israelitas haviam fracassado em seu compromisso original. Nós devemos manter nossas promessas a Deus tanto em tempos de adversidade quanto de prosperidade (Life Application Study Bible).

28 Todos os que tinham [...] entendimento. É interessante observar que, contrário ao costume oriental, mulheres e jovens adultos também assinaram a aliança (CBASD, Vol 3, p. 480).

31 venderem no sábado. Embora Êx 20.8-11; Dt 5.12-15 não proíbam categoricamente o comércio no sábado, ver Jr 17.19-27; Am 8.5 (Bíblia de Estudo NVI Vida).

cada sete anos abriremos mão de trabalhar a terra e cancelaremos todas as dívidas. Os romanos entendiam erroneamente o sábado e o ano sabático, atribuindo-o à preguiça. Segundo Tácito, os judeus "eram levados pelos encantos da indolência a entregar também o sétimo ano à inatividade'  (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Deus reconhecia que a sedução pelo dinheiro conflitaria com a necessidade de um dia de descanso, portanto o comércio era proibido dentro da cidade no Sabbath. Ao decidir honrar primeiro a Deus, os israelitas estariam se recusando a fazer do dinheiro o seu deus. A nossa cultura frequentemente faz com que decidamos entre a conveniência e o lucro, de um lado, e colocar Deus em primeiro lugar, por outro lado.Olhe para seus hábitos de trabalho e adoração: Deus é realmente o primeiro?  (Life Application Study Bible).

34 escalar [...] lenha. Embora não haja referência específica no Pentateuco a uma contribuição de lenha, o fogo que ardia perpetuamente no altar do santuário (Lv 6.12,13) exigiria um suprimento contínuo desse combustível. Josefo menciona "a festa da oferta da lenha" no dia 14 do quinto mês (abe). A Mishna judaica (interpretações e aplicações rabínicas das leis do Pentateuco) alista nove ocasiões em que certas famílias traziam lenha e estipula que todos os tipos de madeira eram adequados, menos a da videira e a da oliveira (Bíblia de Estudo NVI Vida).

38 os dízimos dos dízimos. Os ministros de Deus, que vivem dos dízimos do povo de Deus, também devem dar o dízimo do que recebem (Bíblia Shedd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário