sábado, 15 de junho de 2013

Neemias 12 - comentários

1-26 Lista dos sacerdotes e levitas desde o tempo do retorno da Babilônia até o tempo de Esdras e Neemias (Andrews Study Bible).

9 em frente deles. Os cânticos eram antifonais, com duas seções do coro em pé, frente a frente (Bíblia Shedd).

10-11 Os v. 10 e 11 apresentam a genealogia dos sumo sacerdotes desde a época de Zorobabel até o período da compilação do livro de Neemias. Joiaquim. Mencionado somente neste e nos versos 12 e 26. Ele foi sumo sacerdote entre Jesua, que ainda vivia durante o período de Dario I (Ed 5:2), e Eliasibe, o sumo sacerdote na época de Neemias (3:1; 13:4; etc). Joiada. Sumo sacerdote no período entre o mandato de Neemias como governador e o ano 410 a.C., quando Joanã foi confirmado como sumo sacerdote (CBASD, vol. 3, p. 491).

10 Eliasibe. O sumo sacerdote que ajudou na reconstrução do muro (3.1,20,21; 13.28). Um sacerdote com o nome de Eliasibe foi culpado de profanar o templo ao ceder aposentos a Tobias, o amonita (13.4,7). Não se sabe se esse Eliasibe era o mesmo sumo sacerdote (Bíblia de Estudo NVI Vida).

15 Adna. Significa "Prazer". Meraiote. A raiz deste nome significa "rebelião e amargura". Felizmente o portador do triste nome veio a ser chefe de uma família de levitas (Bíblia Shedd).

16 Zacarias. "O Senhor se lembrou de mim" deve ter sido a oração de gratidão da mãe ao receber esse filho (cf 1Sm 1.9-11,19,20; Gn 30.6,20). Também serviu como sinal do favor divino naquela época de restauração. Zacarias foi um dos profetas da época, juntamente com os profetas Ageu e Malaquias; os livros desses três profetas se acham juntos, encerrando a obra profética do Antigo Testamento (Bíblia Shedd).

19 Uzi. "Força minha". Um nome que se dava ao primeiro filho (Bíblia Shedd).

21 Natanael. "Deus deu". Os filhos são uma dádiva de Deus (Sl 127.3) (Bíblia Shedd).

23 livro das Crônicas. Cf 7.5. Talvez se tratasse das crônicas oficiais do templo, que continham várias listas e registros (Bíblia de Estudo NVI Vida).

O documento em que a lista de levitas foi incluída originalmente. Este livro era um registro diário dos eventos de importância nacional e uma continuação dos primeiros anais do reino (CBASD, vol. 3, p. 491).

24 Davi, homem de Deus. Este título não é aplicado a Davi com frequência (ver Ne 12:36; 2Cr 8:14). As Crônicas possivelmente foram escritas pelo mesmo autor, como Esdras e Neemias  (CBASD,vol. 3, p. 492).

coro contra coro. Esta frase é tirada da posição dos guardas em 1Crônicas 26.16. Neste verso, é utilizada para descrever a posição dos grupos de cantores na adoração a Deus, possivelmente significando que os grupos foram arranjados em frente um ao outro e cantavam de modo responsivo (CBASD,vol. 3, p. 492).

25 depósitos das portas. Mais precisamente "tesourarias" (ARC). Os "porteiros" eram os policiais do templo e guardavam os depósitos e a tesouraria do templo, próximos às portas (CBASD,vol. 3, p. 492).

27 harpas. Usadas principalmente nas cerimônias religiosas (1Sm 10.5,2; 2Sm 6.5; Sl 150.3). Harpas da antiguidade foram reconstruídas a partir de restos de harpas provenientes de Ur e com base em representações gráficas e textos cuneiformes que relatam pormenorizadamente como as harpas eram afinadas. Liras. Tinham cordas de mesmo comprimento, mas seus diâmetros e tensões eram diferentes (v. 1Cr 15.16; Dn 3.5) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

27-43 A dedicação dos muros de Jerusalém foi celebrada em alto estilo. Tendo em vista que não era somente uma grande festa, mas uma festa religiosa, tudo que estava envolvido no processo precisava ser ritualmente purificado (v.30). A programação tinha muitos detalhes, envolvendo dois grandes coros. Os coros se moveram ao longo de Jerusalém, e quando entraram no recinto do templo sacrifícios foram oferecidos (v. 43). Mulheres e crianças se regozijaram, enfatizando, portanto, o status de segurança da cidade (Andrews Study Bible).

27 na dedicação. Esta é a primeira descrição bíblica do muro de uma cidade. [...] Essa atitude colocou toda a circunferência do muro sob a proteção divina, reconhecendo que os muros seriam inúteis a menos que o próprio Deus defendesse a cidade (ver Zac 2:5) (CBASD, vol. 3, p. 492).

Harpas. Do heb. Kinnoroth. Um kinnor era uma lira e não uma harpa (CBASD,vol. 3, p. 492). [Nota: Desta palavra vem Kineret, outro nome do mar da Galiléia, cujo perímetro se parece com este instrumento].  

28 campinas. A parte sul do Vale do Jordão, nos arredores de Jericó, a 24 km de Jerusalém (Bíblia Shedd).

30 purificavam-se [...] purificavam.Não se dedica a Deus uma coisa impura, defeituosa, pecaminosa. Por isso, os ministros começaram a purificação de si mesmos, antes de purificarem o povo e os muros (cf Lv 8,9; 2Cr 29.30-36) (Bíblia Shedd).

Os levitas purificavam tudo o que era sagrado no templo (1Cr 23.28) e o próprio templo (2Cr 29.15) em períodos de reavivamento. A pureza ritual servia para ensinar a santidade e a pureza moral exigidas por Deus (Lv 16.30) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Coisas inanimadas poderiam se tornar legamente contaminadas (Lv 14:34; Dt 23:14). No caso dos muros ou portas se tornarem cerimonialmente impuros, deveriam passar por purificação legal antes da dedicação (CBASD, vol. 3, p. 492).

31 em procissão. Para a dedicação, Neemias dividiu em dois grandes grupos os que participariam; os dois partiram em direções opostas, talvez desde a Porta do Vale. O primeiro grupo, encabeçado por Esdras (36), prosseguiu à direita, ao sul (31-37); o segundo, encabeçado por Neemias, seguiu à esquerda, rumo ao norte (38-39). Os dois cortejos tinham grupos de cantores em primeiro plano, seguindo-se então as pessoas de destaque. Avançando sobre larga pista na crista do muro, rodeando a cidade Até o encontro, perto do templo, onde se reuniram para o culto (40-44) (Bíblia Shedd).

43 as mulheres. As mulheres judias não são mencionadas com frequência como participantes nas festividades públicas. A outra ocasião singular em que as mulheres são mencionadas participando numa celebração geral foi no mar Vermelho, lideradas por Miriã (Êx 15:20) (CBASD, vol. 3, p. 494).

sacrifícios [...] júbilo. As obras de restauração iniciadas com o regresso do povo, terminam com essa dedicação, com sacrifícios e júbilo. A era que começou ao se completar a edificação do Templo (444 a.C) continuará até a nova destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C, pelo General Tito, depois imperador de Roma. Durante a maior parte dessa era, os israelitas, apesar de habitarem na sua própria terra, viviam sob o domínio de governadores estrangeiros (Bíblia Shedd).

44-47 Os versos finais descrevem como as provisões necessárias ao templo foram organizadas e como as contribuições foram supervisionadas. Após a cerimônia de dedicação o povo espontaneamente sustentou o templo e os seus funcionários. Podemos ver que isto não continuou sempre assim no próximo capítulo que descreve as reformas finais de Neemias, durante sua segunda visita a Jerusalém (13.6-7) (Andrews Study Bible).

44 Judá estava satisfeito. O povo alegremente ofertava para o sustento dos sacerdotes e dos levitas (Cf 2Co 9.7) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Novos arranjos foram feitos para manter aqueles que serviam no templo. Os depósitos eram administrados por homens que garantiam que os dízimos e ofertas fossem recebidos e distribuídos apropriadamente. Estes depósitos deveriam ser grandes o suficiente para receber todos os grãos apresentados pelo povo. Esta administração de depósitos era uma responsabilidade importante (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

46 dias de Davi. 1 Cr 6.31-32. A música sacra sempre fazia parte integrante do culto prestado a Deus (Bíblia Shedd).

44-47 A dedicação do muro da cidade foi caracterizada por alegria, louvor e cânticos (12:24, 27-29, 35, 36, 40-43). Neemias mencionou repetidamente a Davi, quem iniciou o costume de usar coros na adoração. Nos dias de Davi era uma nação vigorosa, temente a Deus. Estes exilados que retornaram queriam reconstruir Jerusalém para que fosse centro de uma nação renovada, fortalecida por Deus; portanto, eles dedicaram a si mesmos e sua cidade a Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário