quarta-feira, 5 de junho de 2013

Neemias 2 - comentários

2 temi sobremaneira. A despeito das palavras bondosas e compassivas do rei, Neemias percebeu o perigo. Ele compareceu triste diante do rei e estava prestes a pedir permissão para deixar o palácio. As duas coisas eram contrárias ao pressuposto fundamental da vida na corte persa: desfrutar da presença real era o auge da felicidade. O rei se indignaria, recusaria o pedido, destituiria o copeiro de seu posto e o colocaria na prisão ou perdoaria a aparente desonra e atenderia ao pedido? (CBASD- Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 431).

3 onde estão os sepulcros dos meus pais. Como outras nações antigas, os persas tinham grande respeito por tumbas e desaprovavam sua violação. Neemias utilizou sabiamente as palavras para atrair a simpatia de Artaxerxes para seu pedido com relação à cidade de seus antepassados (CBASD, vol. 3, p. 432).

4 orei. Uma oração instantânea e silenciosa, uma prática que deve acompanhar a vida ativa de cada crente (Bíblia Shedd).

Com muito pouco tempo para pensar, Neemias imediatamente orou. Oito vezes neste livro lemos que ele orou espontaneamente (2.4; 4.4-5, 9, 5.19; 6.14; 13.14; 22.29). Neemias orava a qualquer hora, mesmo quando conversava com outros. Ele sabia que Deus  está sempre no comando, está sempre presente e escuta e atende cada oração. Neemias podia orar confiantemente ao longo do dia porque havia estabelecido um relacionamento íntimo com Deus durante horas de oração estendida (1.4-7). Se queremos alcançar Deus com nossas orações de emergência, precisamos cultivar tempo para cultivar um forte relacionamento com Deus através de momentos de oração de maior profundidade (Life Application Study Bible).

8 matas. [NVI: floresta]. A palavra hebraica assim traduzida é pardes, empréstimo de uma palavra do persa antigo que significa "recinto", parque ou retiro agradável (Bíblia de Estudo NVI Vida).
No grego, a palavra se tornou paradeisos, da qual vem a palavra "paraíso". (CBASD, vol. 3, p. 432). 

9 Exército. A escolta do novo governador (Bíblia Shedd).

9, 10, 19 Quando Neemias chegou em Judá, ele encontrou oposição. A oposição à reconstrução de Jerusalém durou 90 anos por parte daqueles que se assentaram na região quando os judeus foram levados cativos. Em todas as gerações sempre houveram pessoas com ódio do povo de Deus e tentaram frustrar os planos de Deus. Quando você tentar fazer o trabalho de Deus, alguns se oporão a você; alguns esperarão mesmo que você falhe. Se você aguardar oposição, você estará preparado para ela, em vez de ser surpeendido (1 Jo 3:13). Saber que Deus está por trás de seu trabalho é o melhor incentivo em face à oposição (Life Application Study Bible).

10. Sambalate [...] Tobias. Sambalate era o principal oponente político de Neemias (v. 19; 4.1,7; 6.1,2,5,12,14; 13:28). Ocupava o cargo de governador da Samaria (cf. 4.1,2). [...] Tobias era provavelmente governador da Transjordânia, sob o governo dos persas (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Há muitos descendentes desses dois homens, hoje, em todas as igrejas cristãs, criando obstáculos à obra de Deus. Esse homem corajoso [Neemias] enfrentou a zombaria deles e o pessimismo do povo com uma fé firme e grande confiança na mão de Deus (v.18) (Comentário Bíblico Devocional VT - FBMeyer).

13 porta do monturo. Aparentemente recebeu este nome devido ao fato de o lixo da cidade ser levado através dela até o vale de Hinom  (CBASD, vol. 3, p. 434). 

17,18 Reavivamento espiritual geralmente começa com a visão de uma pessoa. Neemias teve uma visão e ele a compartilhou com entusiasmo, inspirando os líderes de Jerusalém a reconstruir os muros. Nós frequentemente subestimamos as pessoas e não as desafiamos com os nossos sonhos para o trabalho de Deus no mundo. Quando Deus plantar uma ideia em sua mente para fazer alguma coisa por Ele, compartilhe-a com outros e confie no Espírito Santo para impressioná-los com pensamentos similares. Não olhe para si mesmo como se fosse o único sobre o qual Deus está trabalhando. Frequentemente Deus Se utiliza de uma pessoa para levar a visão e outros para trazê-la à realidade. Quando você encoraja e inspira outros, você coloca a equipe de trabalho em ação para alcançar os objetivos de Deus (Life Application Study Bible). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário