sexta-feira, 7 de junho de 2013

Neemias 4 - comentários

1,2 Quase 300 anos antes do tempo de Neemias, o reino do norte de Israel foi conquistado e a maior parte do seu povo foi levado cativo (722 a.C.). Sargão da Assíria repovoou Israel com cativos de outras terras. Estes cativos eventualmente efetuaram casamentos mistos com os poucos israelitas que restaram na terra, vindo a formar uma raça mista chamada de samaritanos. Os judeus que retornaram a Jerusalém e à região de Judá, ao sul, nos dias de Esdras e Neemias não tinham nada que pudessem fazer com os samaritanos, a que consideravam racialmente impuros. As relações entre os dois grupos ficaram cada vez piores e 400 anos mais tarde, os judeus e os samaritanos se odiavam mutuamente (João 4:9) (Life Application Study Bible).

1-5 O ridículo pode machucar fundo, causando desencorajamento e desespero. Sambalate e Tobias usaram o ridículo para tentar dissuadir os judeus de reconstruir o muro. Ao invés de trocar insultos, contudo, Neemias orou e o trabalho continuou. Quando zombarem de você por causa de sua fé ou o criticarem por fazer o que você sabe que é o correto, recuse-se a responder do mesmo modo ou a se sentir desencorajado. Diga a Deus como você se sente e lembre-se da Sua promessa  de estar com você. Isto te dará encorajamento e força para continuar (Life Application Study Bible).

Sempre que a obra de Deus revive é certo surgir também difamações e censuras. Replicar é um erro. Entreguemos nossa causa a Deus e prossigamos com nosso trabalho. Desde que Ele esteja satisfeito, importa muito pouco o que dizem os homens (Comentário Bíblico Devocional VT FBMeyer).

2 fracos judeus. Esta série de perguntas expressa a zombaria de Sambalate. Pode-se parafrasear: "Que estão fazendo estes judeus? Acham que eles mesmos - ourives, perfumistas, etc. - podem fazer trabalho tão pesado? Ou vão fazer sacrifícios para que Deus os ajude milagrosamente? [...] Acham que é possível terminar essa obra em tão pouco tempo? E o material - vão criar novas forças nas velhas pedras agora calcinadas e em poeira?" As pedras empregadas na antiga construção de jerusalém eram pedras calcáreas, as quais perdem no fogo a sua durabilidade. As pedras dos antigos muros eram, portanto, quase poeira, inúteis para os novos muros (Bíblia Shedd).

6 O trabalho de reconstruir o muro progrediu bem porque o povo colocou seus corações e mentes em  completar a tarefa. Eles não perderam a fé nem desistiram, mas perseveraram no trabalho. Se Deus te chamar para uma tarefa, determine-se a completá-la, mesmo que você enfrente oposição ou desânimo. A recompensa do trabalho bem feito valerá o esforço (Life Application Study Bible).

7 asdoditas. Mais um grupo, os asdoditas, é acrescentado à lista dos inimigos. Neemias estava agora completamente cercado pelos inimigos, visto que Asdode ficava na planície da Filístia, a oeste (Bíblia de Genebra).

a reparação dos muros. Literalmente, a frase diz: "que veio a cura dos muros de Jerusalém." A ilustração é da nova carne que cresce no lugar da ferida curada (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 448).

8 ajuntaram-se todos de comum acordo. De acordo com a LXX [versão grega do VT], os líderes da oposição reuniram uma força considerável com o propósito de atacar Jerusalém, possivelmente esperando que uma demonstração de força amedrontasse os pacíficos edificadores e interrompesse o trabalho deles (CBASD, vol. 3, p. 448).

9 oramos [...] colocamos guardas. A oração e a vigilância combinam fé e ação, além de ressaltar os lados tanto divino quanto humano (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Outro esforço de oração combinado com trabalho de guarda ativo. O princípio de confiança ativa na divina providência é ilustrada muitas vezes em Neemias (Andrews Study Bible).

10 Então, disse Judá. Um termo coletivo é usado aqui para enfatizar que o desânimo era geral (Bíblia de Genebra).
não tem mais forças. Retrato de um trabalhador cambaleando sob o peso de seu fardo, prestes a cair no próximo passo que der (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A tarefa de vigiar e o trabalho contínuo  pressionavam fortemente o povo e o desencorajava. [...] A tradução a seguir representa uma tentativa de interpretar o pensamento original em forma poética: "Muito fraca está a força dos carregadores/ E os detritos são muitos;/ E nós não conseguimos/ Reconstruir o muro" (CBASD, vol. 3, p. 449).

10-14 Acabar uma grande tarefa é cansativo. Sempre existem pressões que promovem desencorajamento: a tarefa parece impossível, nunca pode ser finalizada ou muitos fatores trabalham contra. A única cura contra a fadiga  e desencorajamento é se focar nos propósitos de Deus. Neemias lembrou aos trabalhadores de seu chamado, seu objetivo e a proteção de Deus. Se você se sente oprimido por uma atribuição, cansado ou desencorajado, relembre-se do propósito de Deus para a sua vida e Seu especial propósito para este projeto (Life Application Study Bible).

11 nada saberão disto. Planeja-se um ataque de surpresa (Bíblia Shedd).

13 pontos mais baixos [...] lugares abertos. Neemias colocou homens de modo ostensivo nos pontos mais vulneráveis dos muros (Bíblia de Estudo NVI Vida).
O grupo por famílias impressionava os homens com o fato de lutarem por sua família (CBASD, vol. 3, p. 449).

14 não tenhais medo. Esta expressão chave aparece no início de cada evento significativo na história da salvação [Ex 14:13; Nm 14:9; Js 10:25]. Este "não temais" é baseado num segundo conceito de intervenção divina na história humana: "Nosso Deus lutará por nós" (Andrews Study Bible).

16 Os trabalhadores estavam distribuídos ao longo do muro, então Neemias formulou um plano de defesa que iria proteger e unir o seu povo: metade dos homens trabalhavam enquanto a outra metade mantinha guarda. Os cristãos precisam ajudar uns aos outros seguindo este exemplo, porque podemos ficar com tanto medo de possíveis medos que não consigamos fazer nada. Ao cuidarmos uns dos outros, estaremos livres para empreender nossos melhores esforços, confiantes que outros estarão prontos a oferecer auxílio quando necessário. Não se isole dos demais; ao invés, una-se para benefício mútuo. Você precisa deles tanto quanto eles precisam de você (Life Application Study Bible).

18-20 Para auxílio adicional às ansiedades do povo, Neemias desenvolveu um sistema de comunicação. O homem que soava a trombeta [shofar] ficava com Neemias e o povo sabia o que fazer se a escutasse. Não temos registro de que a trombeta tenha sido usada, mas o simples fato de saber que ela emitiria um alarme se necessário, era tranquilizador. Uma comunicação aberta, imediata ajudou o grupo a completar sua tarefa (Life Application Study Bible).

21 até o cair da tarde Lit., "até aparecerem as estrelas", o que denota o grande esforço empenhado, pois em geral o horário de parar de trabalhar era o pôr-de-sol (Dt 24.15; Mt 20.8) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
Cada pedra representava segurança adicional à cidade (CBASD, vol. 3, p. 450).

23 Fica claro que o estado de prontidão era uma regra imposta. Segundo Josefo (Antiguidades, 11.5.8), o próprio Neemias "fazia a ronda da cidade à noite, e não se cansava, quer com o trabalho, quer pela falta de alimentos ou de repouso, de que desfrutava somente por necessidade, não por prazer" (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário