sábado, 8 de junho de 2013

Neemias 5

Comentário devocional:

Os líderes precisam ser corajosos para lidar com situações difíceis, para que a verdadeira reforma se realize, para a glória de Deus. Neemias foi um líder corajoso, capaz de enfrentar situações muito difíceis.

Geralmente na vida as relações são dominadas e controladas pelo poder econômico. Por conta de seu dinheiro os ricos exercem poder. Os pobres na época de Neemias haviam hipotecado a sua terra, filhos e tudo o que eles tinham para os ricos companheiros judeus, a fim de comprar comida. Neemias, então, apelou aos nobres ricos para que devolvessem as terras e casas tomadas por usura e que não cobrassem juros sobre os empréstimos dados aos pobres, como a Palavra do Senhor por intermédio de Moisés tinha dito. E os nobres concordaram com isso.

Um bom líder guia pelo exemplo. Enquanto Neemias tinha o direito de aplicar as mesmas políticas que os governantes anteriores haviam aplicado no passado para obter impostos do povo, ele não quis fazer assim porque a carga já era excessiva para os pobres. Em vez disso, Neemias mesmo deu o exemplo ao convidar muitos judeus para comer com ele em sua própria mesa. Ele não quis sobrecarregar ainda mais o povo.

"Senhor, Deus do céu, levante líderes nestes últimos dias que denunciem e repreendam o pecado e liderem o povo pelo exemplo."

 Pardon Mwanza
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad JAQ/GASQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário