terça-feira, 11 de junho de 2013

Neemias 8 - comentários

1 sétimo mês. Ou tisri, que começa em nosso mês de setembro; no dia 10 daquele mês havia o Dia da Expiação [Yom Kipur. Em 2013 acontecerá no dia 14 de setembro] (Lv 16.1-30), e no dia 15, a Festa dos Tabernáculos (Lv 23.33-43; Dt 16.13-17). A leitura pública das Escrituras feita por Neemias naquela ocasião, trouxe como primeiro fruto a observância da Festa (8.13-18) e o fruto espiritual dessa observância com a leitura diária das Escrituras (18), era o arrependimento, a confissão dos pecados e a aliança em que o povo prometeu cumprir fielmente a Lei de Deus, cap 9 e 10. [...] O judaísmo pós-exílico, como se entrevê também nos evangelhos, teve seu início nessas solenidades (Bíblia Shedd).

 2 no primeiro dia do sétimo mês. O Dia de Ano Novo [Rosh Hashana], segundo o calendário civil (Bíblia de Estudo NVI Vida).

 5 o povo se levantou. Os rabinos deduziram desse versículo que a congregação deve ficar em pé para a leitura da Torá (Bíblia de Estudo NVI Vida).

 4 Esdras, o escriba. Esdras é considerado o patriarca dos escribas [e dos rabis/rabinos], os quais liam publicamente as Escrituras, traduziam-nas para o aramaico (a língua vulgar[trazida da pérsia]) e explicavam-nas ao povo (8). Mais tarde essas traduções foram escritas em colunas paralelas com o texto hebraico original, e continham notas e interpretações. Foi assim, também, que surgiram os targuns(Bíblia Shedd).

 10 enviai porções. Compartilhar com os necessitados fazia parte integrante de uma festa religiosa (Dt 16.11,14); do contrário não seria verdadeiramente religiosa (Tg 1.27). É esta a base que deu ensejo ao costume de dar presentes no Natal, dádivas aos pobres, para refletir algo do amor de Cristo neste mundo(Bíblia Shedd).

 14 habitassem em cabanas. A Festa dos Tabernáculos [ou cabanas], durante a qual o povo passava uma semana habitando em barracas (Lv 23.439-43), era uma comemoração dos quarenta anos que os israelitas passaram no deserto, cujo significado religioso seria o de relembrar aos israelitas que não passam de peregrinos no mundo, dependentes da proteção divina (Bíblia Shedd).

 15 oliveiras. Como são necessários 30 anos para alcançar a maturidade, seu cultivo exige condições tranqüilas (Bíblia de Estudo NVI Vida).

 17 grande alegria. "A obediência à Palavra de Deus é o segredo dessa alegria verdadeira e duradoura" (Bíblia Shedd).


Nenhum comentário:

Postar um comentário