sábado, 6 de julho de 2013

Jó 11

Comentário devocional:

Neste capítulo é Zofar quem fala. Ele é conhecido como sendo um naamatita, o que alguns acreditam significar ser um descendente de Naor, irmão de Abraão.
 
Zofar diz a Jó que ele fala muito de si mesmo e quer saber se o suposto caráter de Jó silenciará as repreensões de todos os homens (v. 3). Ele acusa Jó por ter dito que seus ensinamentos são puros e que Deus olha favoravelmente sobre ele (v. 4). Zofar deseja que Deus ensine a Jó os verdadeiros segredos da sabedoria, para que Jó seja duplamente cuidadoso sobre o que diz (v. 5 e 6).
 
Zofar defende a inacessibilidade de Deus (v. 7-10), e que Deus e a iniqüidade não podem ser misturados (v. 11). Deus não origina a iniqüidade. A solução para Jó, como Zofar a vê, é que Jó deve preparar seu coração, estender as mãos para Deus, distanciar-se da iniqüidade, e não permitir injustiça ao seu redor (v. 13-14). Agindo desta forma, Jó poderia levantar o rosto sem mancha e esquecer seus problemas. Sua escuridão seria como a manhã, haveria esperança, ele se sentiria seguro, ninguém o assustaria e muitos viriam curvar-se perante ele (v. 15 -19).
 
Quando Zofar fala que os ímpios não terão nenhum lugar para fugir e que suas esperanças se transformarão em tristeza e perda de vida (v. 20), ele não está pensando sobre o fim dos tempos, mas sobre o presente. Fala, também, por outro lado, que a solução para Jó reside na sua vontade de se aproximar de Deus e ouvi-Lo. Se Jó fizer isso, todas as bênçãos anunciadas pelos profetas bíblicos, aguardadas por muitos para se tornarem realidade no futuro, certamente se concretizarão em sua vida presente. Jó florescerá e os ímpios declinarão, como ele testemunhará.
 
Zofar, assim como seus outros amigos, foca o tempo presente. Se algo de bom está para acontecer a uma pessoa, isto deve acontecer neste momento e não futuramente, no céu. Descobertas arqueológicas no Egito e Mesopotâmia nos demonstram que este modo de pensar, comum na era moderna, já existia desde naquela época. Zofar e seus amigos não são exceções.
 
Querido Deus
Assim como Jó, queremos manter viva a esperança do Advento e não sermos levados a pensar apenas no presente, em detrimento do cumprimento das promessas da Volta de Jesus. Em nome de Jesus, Amém.
 
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad JAQ/GASQ

Um comentário: