quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jó 21

Comentário devocional:

Jó responde a Zofar, da mesma maneira que respondera a Bildade. Em sua enfermidade, ele se pergunta por que os maus prosperam enquando os fiéis sofrem? "Por que vivem os ímpios? Por que chegam à velhice e aumentam seu poder?" (V. 7, NVI). Então Jó lista todas as histórias de sucesso relacionadas aos ricos: “Eles veem os seus filhos estabelecidos ao seu redor” (v. 8); suas casas estão livres do medo (v. 9), a vara de Deus não está sobre eles (v. 9), seus touros e suas vacas são sempre férteis ( v. 10), eles possuem muitos filhos que se divertem (v. 11), eles cantam alegres ao som da flauta, do tamborim e da harpa (v. 12).

Os ímpios pedem que Deus os deixe em paz e não querem saber dos Seus caminhos (v. 14). Eles não vêem necessidade de adorar o Todo-Poderoso e a oração para eles não é de nenhum proveito (v. 15).

Jó tem dificuldade de entender a justiça divina. Uma pessoa morre em plena força, tranquilo e bem alimentados (v. 23). Outra pessoa "morre tendo a alma amargurada”, sem ter desfrutado de comidas gostosas (v. 25). E no entanto repousam um ao lado do outro no pó da terra, “ambos cobertos de vermes.” (v. 26).

No versículo 27 Jó se queixa dos seus amigos porque estes o consideram uma pessoa má como resultado de raciocínios equivocados. Ele termina dizendo-lhes: "como podem vocês consolar-me com esses absurdos? O que sobra das suas respostas é pura falsidade!" (v. 32).

Querido Deus,
Correr atrás dos nossos sonhos pode significar apenas ser enterrado perto do que acumulamos na vida. Não vale a pena viver como rico, mas perder a vida eterna. Ajuda-nos a mantermos o foco em Ti, querido Senhor. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad JDS

Texto bíblico: Jó 21

Um comentário: