domingo, 21 de julho de 2013

Jó 25

Comentário devocional:

Bildade retorna à fala sem responder aos argumentos de Jó nem trazer nada de novo. Ele acerta em destacar a posição elevada de Deus, tanto em poder como em santidade e pureza (v 2,3). Também acerta em afirmar que o homem, por si só, não pode alcançar justiça e pureza diante de Deus (v. 4). Mas erra ao afirmar que o homem é somente como vermes e larvas (v.6) [destacando o que afinal sobra do homem após sua vida].
Um enfoque exagerado na grandeza e soberania de Deus pode levar a um equívoco bíblico a respeito da posição do homem. Biblicamente os fiéis são "filhos e filhas de Deus", "escritos nas palmas das mãos", "a menina dos seus olhos" e defini-los como "vermes e larvas" está fora de sintonia com o conceito elevado da humanidade perante Deus.

Bildade mostra uma visão teológica incorreta ao demonstrar não entender corretamente a mensagem  de esperança e restauração dada aos primitivos pais em Gên 3:15. Tampouco compreende o valor que o homem tem aos olhos de Deus. Somente após a vida de ministério de Jesus estas afirmações equivocadas de Bildade puderam ser refutadas com maior clareza.

Jó, porém, tinha um relacionamento com Deus que o permitia manter sua esperança num Salvador e no seu valor perante o Eterno. Ele só não sabia como este conhecimento prático e real se encaixava com seu quadro atual de sofrimento.
 

Querido Deus,
Os seres humanos são a coroa de sua criação, vermes de desgraça por causa de Adão, mas são Teus filhos por causa de Sua aceitação de Cristo, o segundo Adão. Obrigado por isso. Amém.
 

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Livremente adaptado por JAQ/JDS


Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/25/

Texto bíblico: Jó 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário