domingo, 4 de agosto de 2013

Jó 39

Comentário devocional:

Deus continua falando com Jó. Moisés está descrevendo a mensagem de Deus a Jó neste capítulo que lembra um professor de Biologia levando o aluno através de uma lista de seis animais e pássaros, suas peculiaridades e aspectos maravilhosos. Deus pergunta a Jó se ele entende por que Ele fez estes animais da maneira que Ele fez: 1. Cabra e veados (v. 1-4), 2. Burros (v. 5-8), 3. Boi selvagem (v. 9-12), 4. Avestruz (v. 13-18), 5. Cavalo (v. 19-25) e 6. Águia (v. 26-30). É como se fôssemos levados através de um jardim zoológico.

No verso 1, Deus pergunta a Jó se ele é capaz de contar os meses e determinar quando as cabras monteses e as corças darão à luz. Era responsabilidade de Jó conhecer as suas ovelhas e cabras, sua idade, o tempo desde a concepção até o nascimento. Jó e os seus servos mantinham registro disso. Assim, Jó poderia saber de antemão quando esses animais dariam à luz seus filhos, o momento em que cresceriam e deixariam a mãe para não mais retornar (v. 3-4).
O presidente da Universidade Sahmyook, Dr. Sang-ne Kim, pregou um sermão em 2013, sobre a diferença entre humanos e animais, e destacou: "que os animais não retornam e reconhecem os seus pais." Um característica que a evolução não pode explicar. Deus implantou este atributo no homem, em oposição aos animais, e Jó, Moisés e Deus sabiam disso.

Deus, então, se volta para um segundo animal: o burro (v. 5a). Deus quer uma resposta de Jó se ele conhece este animal que gosta de sua liberdade, vive no deserto e no "leito seco de lagos salgados" (v. 6, NVI), não presta atenção aos "gritos do tropeiro", zombando "do tumulto da cidade" (v. 7, NVI), à procura de qualquer coisa verde como alimento (v. 7-8).

O terceiro animal sobre o qual Deus quer falar a Jó é boi selvagem ou, como alguns pensam, o rinoceronte ou o búfalo. Deus quer saber de Jó se um búfalo pode ser domesticado (v. 9). Jó pode usar uma corda e fazer que o búfalo are a terra? Seu grande poder pode se tornar útil para Jó? (v. 10-12). A resposta é negativa. Por quê? Deus o criou como animal selvagem e não para ser domesticado para servir os seres humanos. A vaca é calma, o búfalo é selvagem.

Em seguida, Deus muda para um quarto animal, um avestruz, que é orgulhoso e alegre. O avestruz "deixa seus ovos na terra" (v. 14). Deus quer saber de Jó se ele está ciente de que o avestruz abandona seus ovos e se esquece de que os pés de algum animal selvagem [um elefante?] podem quebrá-los (v. 15). Se Jó sabe que o avestruz não se importa com seus ovos (v. 16). O ponto principal colocado por Deus para Jó é que Ele colocou no avestruz esses hábitos peculiares: "porque Deus não lhe deu sabedoria nem parcela alguma de bom senso"(v. 17, NVI). Eles não vieram pela evolução. Nem foram adquiridos do ambiente.

O quinto animais que Deus quer que Jó reflita sobre ele é o cavalo. Deus pergunta a Jó se ele é quem dá força ao cavalo e crinas como roupas para seu pescoço (v. 19). É Deus quem o faz saltar, resfolegar com orgulho, escarvar o chão e mostrar com prazer a sua força no vale (v. 19-21). O cavalo corre ao encontro da batalha e "não recua diante da espada" (v.23, NVI). Nem "se contém ao som da trombeta" [ou shofar] (v. 24). Deus deu a beleza cavalo, força, coragem, entusiasmo energético, boa capacidade de audição e paciência. Onde é que a evolução se encaixa em tudo isso?

Deus, então, se refere ao sexto animal, o falcão ou águia (v. 26-27). As qualidades destas aves de rapina foram implantados por Deus na criação. O falcão tem grandes asas (verso 26) e é migratório, "estendendo as asas para o sul" (v. 26). É sob o comando de Jó que ele voa? (v. 27). A águia voa alto e constrói seu ninho como uma alta fortaleza inacessível. Ela gosta de viver em rochas elevadas (v. 28). Foi Deus quem deu às águias sua visão excepcional, que permite detectar de longe a sua presa, que será de alimento para seus filhotes (v. 29-30).

Deus criou os animais com características especiais que falam de variedade, criatividade, cuidado, que evitam o tédio da reduplicação e  tornam a vida, mesmo num mundo hostil, incrivelmente interessante.

Querido Deus,
As características especiais de Seus animais nos surpreendem e nos dão  insights do maravilhoso cuidado que tens por nós. Obrigado por nos ensinar e orientar. Amém.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Traduzido e adaptado por JAQ



Texto bíblico: Jó 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário