sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Salmo 51

Comentário devocional:

Ao contrário do dez salmos anteriores, os salmos 51 a 63 são todos atribuídos a Davi. Além disso, eles são muito pessoais, referem-se a eventos específicos da vida de Davi. O salmo 51 é uma oração de confissão sobre seus pecados no caso de Bate-Seba. Seu lamento, brotado do fundo do coração, é tão atemporal e universal quanto a nossa condição humana; cada palavra reflete nossa busca pelo perdão e restauração plenos. 

O sistema sacrifical do Velho Testamento fazia provisão de expiação para todos os pecados, exceto dois: estupro (ou incesto) e assassinato. Ambos os crimes roubam a vida de uma pessoa, de uma forma ou de outra. Então para estes crimes nenhum sacrifício de animal era aceito. A pessoa deveria ser morta.

Deus havia estabelecido uma legislação que apontava o caminho para o perdão e a restauração. Entretanto, ao pecar contra Bate-Seba e seu marido Urias, Davi colocou-se numa situação para a qual esta legislação não oferecia uma solução. Assim, ele se lança sobre a misericórdia, graça e bondade de Deus. Na oração de Davi não se vê nenhuma pitada de auto- justificação, ele apenas suplica pela graça de Deus: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, de acordo com Teu amor infalível; de acordo com tua grande compaixão apaga minhas transgressões." Ele não minimiza seu pecado, mas exalta seu Salvador.

O amor infalível de Deus – Seu hesed - é o amor da Aliança, o amor que nunca cessa e nunca desiste de nós, seus filhos. "Pode uma mãe esquecer o bebê em seu peito e não ter compaixão do filho que gerou? Ainda que ela se esquecesse, eu não te esquecerei!" (Is 49:15).

Algumas palavras significativas marcam o processo de arrependimento e cura: Do lado do resgate do processo: "apagar..., lavar..., limpar". E do lado da recuperação:  "criar..., renovar..., restaurar..., sustentar." Davi suplica por perdão e renovação, para ser definido como justo tanto perante Deus quanto perante si mesmo.

Davi não tem nada a trazer para Deus a não ser seu coração quebrado, o qual ele acredita que o Senhor não desprezará. Deus não quer que pensemos que podemos comprar Seu favor com algum tipo de oferta de paz; tudo o que Ele quer é que levemos nosso quebrantamento a Ele para cura e renovação. Então teremos uma história a contar que converterá pecadores a Ele e elevará louvores ao misericordioso  Senhor.

Garth Bainbridge
Austrália
Traduzido por JAQ/JDS


Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/51/
Texto bíblico: Salmo 51

Um comentário: