segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Salmo 54

Salmo 54 - Comentário devocional:

Neste Salmo encontramos um pedido urgente de socorro quando os zifeus revelaram para Saul onde ficava o esconderijo de Davi e se ofereceram para ajudá-lo a encontrar e matar a Davi(1Sm 23:19-24). Os Zifeus eram da tribo de Judá, a tribo de Davi, e, no entanto, o traíram delatando-o a Saul.

Se você já foi traído por alguém em quem confiava, este salmo é para você! Na verdade, este é um Salmo para todos nós que vivemos neste mundo terrível, onde a cada dia temos que cair de joelhos e pedir a Deus para nos salvar, proteger e sustentar.

A idéia central do Salmo está no versículo 4: "Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém" (NVI). É por isso que Davi em sua angústia volta-se para Deus. Os dois primeiros versos são um clamor a Deus e, em hebraico, os dois primeiros versos começam com a mesma expressão de súplica: “Oh, Deus!”: “Oh, Deus, salva-me!”; “Oh, Deus, escuta-me!” A oração de Davi é simples e direta.

Quando Pedro estava afundando, apenas clamou: "Senhor, salva-me!" e a mão de Jesus imediatamente se estendeu para salvá-lo . Quando você está em apuros, suas orações se tornam mais simples e diretas. Muitas vezes um mero "Ajuda-me, Senhor!". Deus não vai desprezar a simplicidade e a espontaneidade de tal oração.

Davi neste salmo apela para três qualidades divinas: Seu nome, Seu poder e Sua fidelidade: "Salva-me, ó Deus, pelo Teu nome; defende-me pelo Teu poder", v.1, NVI. "Extermina-os por Tua fidelidade!", v.5, NVI. 1) O próprio nome de Deus, "Jeová", acha-se presente no nome do nosso Salvador Jesus (Yeshua - Jeová salva). Pedro declarou: "Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12, NVI). 2) Deus é capaz de salvar por causa do seu poder: "O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar" (Sofonias 3:17, NVI). 3) Ele nos salva do que nos ameaça porque Ele é sempre fiel e verdadeiro com o pacto que fez com o Seu povo. 

Mesmo nesta situação difícil e angustiosa, pela fé Davi visualiza antecipadamente a chegada do seu socorro, dizendo: "Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque Tu és bom. Pois Ele me livrou de todas as minhas angústias..." (v. 6-7, NVI). A oferta voluntária não é exigida, nem forçada - é uma oferta "extra" dada voluntariamente como um sinal de gratidão a Deus, nosso Salvador. Devemos reconhecer que nossas vitórias só acontecem porque Deus age poderosamente em nosso benefício.

Garth Bainbridge
Australia
Traduzido por JDS/JAQ


Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/54/

Texto bíblico: Salmo 54 

Um comentário: