terça-feira, 8 de outubro de 2013

Salmo 62

Comentário devocional:

Este Salmo começa de maneira poderosa com Davi falando acerca de seu compromisso e crença em Deus. Davi declara enfaticamente que existe um Ser, e apenas um, em quem ele pode depender, esperar e confiar, e este ser é Deus. Davi demonstra sua confiança nAquele em quem ele espera, descrevendo-o como a sua "salvação", "rocha" e "torre segura". Nesta disposição de entrega, Davi declara a sua confiança: "Não serei abalado!" (v. 6c, NVI). Sua fé e as experiências tidas com Deus o capacitam a permanecer firme. Esta posição de confiante dependência de Deus é a plataforma a partir da qual Davi desafia seus inimigos, descreve o fim que eles terão, e põe a descoberto as suas intenções secretas.

Davi abre este Salmo, nos versos 1 e 2, com um refrão musical que é repetido nos versos 5 e 6. Sua estima e louvor a Deus brotam espontaneamente do seu coração ao ele referir-se a Deus como a sua "salvação", a sua "rocha" e a sua "torre segura" (NVI). A beleza e a intensidade emocional com que estas palavras são escritas (vs. 1 e 2 , 5 e 6) revelam a profundidade do crescimento espiritual e da confiança desenvolvidos através das estações da vida. Ao relembrar o seu passado Davi atesta que Deus nunca falhou com ele. Ele quer que outros também possuam a mesma confiança em Deus que ele possui e desfrutem por completo da segurança que Deus dá.

Após ressaltar a importância de depender somente de Deus, Davi descreve aqueles que não são confiáveis e aborda a raiz de sua independência de Deus: a sedução do poder e do dinheiro. Davi afirma a sabedoria da sua posição, reconhecendo humildemente a autoridade de Deus, Sua misericórdia e justo juízo.

Assim como aconteceu com Davi, tempos difíceis virão sobre nós ao longo de nossas vidas. Podem ser adversários astutos, dificuldades de saúde, problemas financeiros, tristezas, tragédias ou orações aparentemente não respondidas. A mais poderosa mensagem deste Salmo é que somente Deus é a nossa salvação espiritual e física.
Escolha humildemente e confiantemente confiar nEle. Espere nEle com calma e em paz. Lembre-se e conte aos outros acerca de Sua fidelidade no passado. Proclame Seus atributos para o universo de modo que todos o vejam declarar que Deus é a sua Salvação, a sua  Rocha e a sua defesa.

Querido Senhor, ajuda-me a acreditar em Ti como eu deveria. Ajuda-me a reinvidicar o cumprimento das Tuas promessas e a apossar-me delas pela fé. Ajuda-me a esperar confiantemente o momento certo das Tuas promessas se cumprirem  em minha vida. E ajuda-me a permanecer firme e inabalável em Tua presença, protegido por Tua misericórdia e graça. Amém.

Stephanie Sheehan
Estados Unidos



Traduzido por JDS/JAQ


Texto bíblico: Salmo 62

Um comentário: