sábado, 12 de outubro de 2013

Salmo 67

Comentário devocional:

Este é um Salmo curto com fortes emoções de gratidão e contemplação do poder do nosso Deus. Ele não é somente um deus qualquer, mas o nosso Deus, merecedor do mais santo temor (v. 7); é também nosso Salvador, pelos méritos de Jesus.

Fanny J. Crosby registrou esta verdade em uma composição muito apreciada por todos os cristãos: Bendita Segurança [Blessed Assurance, Jesus is Mine!]. É a certeza de que Jesus é o nosso Salvador pessoal que nos permite saborear antecipadamente a salvação: "Eu já desfruto bênçãos da luz!"

Pela fé, o salmista tinha uma antecipação da salvação final de Deus; pela fé, ele acreditou no prometido Cordeiro de Deus, e esta sua fé convoca o povo a elevar o seu cântico de louvor por causa dessa promessa maravilhosa. Para nós a certeza da salvação foi firmemente estabelecida no Calvário: "O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem, quando fora concebido um plano para a redenção da raça culpada. Existiu ele então no propósito de Deus e pela Sua promessa; e mediante a fé os homens podiam tornar-se súditos Seus. Contudo, não foi plenamente estabelecido antes da morte de Cristo. [...] Quando, porém, o Salvador rendeu a vida, e em Seu último alento clamou: 'Está consumado', assegurou-se naquele instante o cumprimento do plano da salvação. [...] O reino da graça, que antes existira pela promessa de Deus, foi então estabelecido." (O Grande Conflito, p. 346, 347).

Se o salmista convida ao louvor por causa de uma promessa ainda por vir, então muito mais nós devemos nos motivar a prestar louvores, porque o Cordeiro de Deus já cumpriu a promessa. Expressões de louvor brotam do Salmo 67 pedindo a Deus para que seja misericordioso (o que Ele é) e três vezes apelam para que Ele nos abençoe (v. 1, 6 e 7). Além disso, este salmo nos chama (quatro vezes nos v. 3 a 5) a louvar a Deus: "Louvem-Te os povos."

Qual é o propósito de louvarmos a Deus? Nós o Louvamos para que o Seu caminho possa ser conhecido em toda a terra e que a Sua salvação seja aclamada em todas as nações (v. 2); para que todos possam saber que Ele julga e governa com justiça (v. 4) e que a terra produzirá sua recompensa (v. 6 ); e porque todos os confins da terra O temerão (v. 7).

Nós cantamos os louvores de Deus como testemunhas. Somos movidos a exaltar Seu poder e Sua bondade. Então Sua graça também chamará outros a buscarem a Sua face, admirar a beleza do nosso Salvador Jesus, e receber uma antecipação da Sua glória.

 
Teresita Pérez

Florida, EUA

Traduzido por JAQ



Um comentário: