quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Salmo 71

Comentário devocional:

Relutantemente, mas inevitavelmente, jogamos fora nossas coisas velhas e inúteis, sapatos desgastados, roupas surradas, brinquedos quebrados, instrumentos e móveis antigos, mesmo que eles tenham nos servido bem por um longo tempo. Tudo o que já foi novo um dia se torna velho e inútil.

O salmista se lembra de ter sido fiel a Deus desde a infância, mas teme que Deus possa não ter mais necessidade dele. Muitos idosos dedicaram uma vida inteira de serviço útil em prol da comunidade, da igreja e do país, mas quando se aposentam, sua autoridade desaparece e ninguém parece importar-se com eles.

Este é o caminho da natureza: plantas, árvores e animais ficam velhos e fracos e inevitavelmente dão lugar ao mais jovem e forte. O salmista teme que seus inimigos venham a acabar com ele na sua velhice, quando se tornou frágil.

Em meio a esta situação desanimadora o Salmista consegue enxergar um futuro brilhante como resultado da intervenção de Deus. Ele diz: "restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir. Tu me farás honrado e mais uma vez me consolarás " (v. 20, 21 NVI). 

Assim como o grisalho salmista, todos os idosos que acreditam em Deus ainda podem cantar louvores e gritar de alegria porque Deus nunca os abandonará. 

Felizmente para os cristãos idosos a morte não é a única coisa que podem esperar do futuro. Embora abalados por muitos problemas, podem olhar para a frente, para uma outra vida, conforme prometido por Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25, NVI).

Gordon Christo 
Índia


Traduzido por JDS/JAQ

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/71 

Texto bíblico: Salmo 71 

Um comentário: