quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Salmo 78

Comentário devocional:


Os hinos nacionais despertam em nós sentimentos de patriotismo. Eles não precisam ser executados por uma banda de metais ou cantados por uma grande multidão para causarem impacto, embora a boa música ajude. As palavras de um hino nacional exaltam o país e nos lembram da sua grandeza.


Os hinos nacionais normalmente não mencionam os fracassos do país, pois pode ser contra-produtivo. No entanto, é exatamente isso que o Salmo 78 faz. Pior ainda, nele os fracassos de Israel são apresentados contra o pano de fundo dos maravilhosos atos de Deus que vez após vez os socorre.


Após a travessia do Mar Vermelho e da água brotar da rocha, Israel pecou por resmungar acerca do alimento. Quando Deus lhes deu o maná, eles queriam carne. Quando Ele deu-lhes carne de codorna eles comeram tanto a ponto de ficarem doentes. Mas Deus foi misericordioso e os perdoou sempre que se arrependeram.


O Salmo 78 é, na verdade, um hino nacional que relembra a rejeição de Efraim, do Norte de Israel, e a seleção de Judá como a tribo da realeza. O compositor no entanto, não antecipa a futura rejeição de Judá.
Nunca devemos nos orgulhar de sermos os escolhidos de Deus, porque ser a nação escolhida e fazer parte da igreja remanescente depende da nossa fidelidade. Deus não nos abandona, nós é que o abandonamos.


Gordon Christo
Índia




Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Salmo 78

Um comentário: