segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Salmo 103

Comentário Devocional:

O Salmo 103 é um dos salmos mais alegres e bonitos. Entre os salmos de louvor ele tem sido chamado de "O Pico da Montanha Mais Alta", porque nos eleva a alturas espirituais de perder o fôlego. Quando nosso filho era adolescente, uma vez eu li este salmo em voz alta no fim do sábado. Quando eu terminei, ele falou, com lágrimas na voz: "Isto é lindo!"

Este Salmo é trabalhado como se fosse uma grande sinfonia musical, com quatro partes. Leia em voz alta e dê uma boa pausa após cada seção.

Na seção introdutória (v. 1-5), o orador fala para si mesmo. A maioria dos salmos se dirige diretamente ao Senhor ou à congregação. Este nos ensina a falar conosco mesmos. O pastor Paul Tripp gosta de dizer: "Ninguém é mais influente em sua vida do que você, porque ninguém fala mais com você do que você mesmo." 
O Salmo 103 mostra-nos como falar para nós mesmos e ensinar à nossa alma a se lembrar de todos os benefícios do Senhor: como Ele perdoa os nossos pecados, cura as nossas doenças, nos redime da destruição, coroa-nos com graça e misericórdia e satisfaz nossa boca com coisas boas. Ele nos mostra de que modo proceder a fim de louvar a Deus.

Na segunda parte (vs. 6-14), o salmista se transforma de orador a porta-voz dos filhos de Israel, lembrando como o Senhor os livrou da opressão egípcia e foi "misericordioso e compassivo, mui paciente e cheio de amor" (v. 8 NVI): porque Ele "não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades" (v. 10 NVI). "Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem. Pois Ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó" (v. 14 NVI).

A terceira parte (vs. 15-18) ilustra a brevidade da vida do homem sem Deus. "Quanto ao homem, os seus dias são como a relva ... mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que O temem, e a Sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e que com os que se lembram dos Seus preceitos e os cumprem" (v. 15, 17 e 18).

Na quarta seção (v. 19-22a) o salmista resume por que Deus ajuda os indivíduos e seu povo: "O Seu reino domina sobre tudo" (v. 19b). Então, o orador em vez de chamar a si mesmo para louvar a Deus, convida uma miríade de anjos e todas as obras de Deus para louvá-Lo: "Bendizei ao Senhor, todos os Seus anjos ... Bendizei ao Senhor, todos os Seus exércitos ... Bendizei ao Senhor, vós, todas as Suas obras, em todos os lugares do Seu domínio" (v 20-22a).

Ao lermos o final do salmo, podemos nos juntar ao salmista enquanto ele repete a primeira linha:

"Que todo o meu ser Te louve, ó Senhor." (v.22b, NTLH)
  
R. Lynn Sauls
Estados Unidos 



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/103/

Traduzido por JAQ/GASQ

Texto bíblico: Salmo 103 

Um comentário: