quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Salmo 118 - O meio de nossa leitura

Chegamos ao meio de nossa leitura - são 594 capítulos lidos até ontem e temos mais 594 à nossa frente.

Só temos a agradecer ao Senhor por este maravilhoso projeto e porque cada vez mais pessoas tem descoberto a Sua voz nesta leitura compassada e, nela, a direção para a sua vida.

Louvado seja nosso Deus! - Jeferson Quimelli



Este Salmo está entre o menor (117) e o maior capítulo bíblico (119). O verso 8 do Salmo 118 é considerado o versículo localizado exatamente no centro da Bíblia. O qual tem uma mensagem importante: "Melhor é refugiar-se no Senhor do que confiar no homem". 

É possível que Jesus tenha cantado este Salmo na noite que antecedia a Sua morte. Este Salmo é maravilhoso, além de extremamente importante para todo servo de Deus. 

Seus 29 versos é um hino antifônico em que um indivíduo canta sua gratidão a Deus (vs. 5-7, 10-14, 17-21, 28), intercalando com o canto congregacional do povo (vs. 1-4, 8-9, 15-16, 22-27, 29). Destes versos é possível destacar os seguintes ensinamentos:

1. É importante animar a si mesmo e a outras pessoas a confiar em Deus, baseado na experiência de poder e da compaixão de Deus (vs. 1-18). Isso é reavivamento individual e coletivo.

2. A porta de entrada para a adoração é pela porta da justiça, provida por Deus, a qual é Jesus Cristo (vs. 19-20). Esta é a entrada ao reavivamento espiritual!

3. A base de toda a confiança é Deus e Seu Messias, a pedra rejeitada e depois escolhida (v. 22). Jesus, a Pedra, é o motivo das ações de graças do salvo (v. 21) e o plano maravilhoso de Deus (v. 23). Ele é a base para o reavivamento da morte do pecado!

4. O dia especial de Deus é o dia de alegria, libertação e salvação para os que entram pelas portas e confiam em Seu plano (vs. 24-27). A primeira e a segunda vinda de Cristo é a causa do reavivamento e reforma espirituais.

Se a confiança estiver firmada em qualquer coisa que não seja em Deus, a pessoa estará fadada ao fracasso. 

Por outro lado, quem confia plenamente em Deus e aceita Seu plano de salvação (O Messias) reconhecendo Sua divindade (v. 27) e que Ele traz luz, vida e alegria a Terra; elevará louvores de ações de graças aos Céus (v. 28) e convidará outras pessoas a fazerem o mesmo, pois Deus é bom e a Sua misericórdia dura para sempre (v. 29) – Pr. Heber Toth Armí.


Um comentário: