sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Salmo 142

Comentário devocional:

Em 2012, mais de 44 milhões de pessoas na América do Norte sofriam de solidão. As estatísticas mostram que o número de pessoas que sofrem de solidão em uma escala mundial tem aumentado ao longo das décadas. 

A solidão tem sido definida como "uma resposta emocional complexa e geralmente desagradável ao isolamento."A solidão pode ser complexa, porque suas causas são complexas -  podemos estar em uma sala cheia de pessoas e ainda experimentar a solidão, ou seja, o isolamento não é sempre geográfico ou físico.

Neste salmo, Davi está sozinho. Ele está sendo perseguido por Saul e se esconde em uma caverna, possivelmente em Adulão (1 Samuel 22:1, 4) ou En Gedi (1 Samuel 24:1-22). Ele está esgotado, desanimado, deprimido (v. 3, 4, 6), e, em certo, sentido aprisionado (v. 7). E se sente tão desesperadamente sozinho - "...ninguém se preocupa comigo" (v. 4 NVI). Este é o homem segundo o coração de Deus em um ponto realmente baixo de sua vida.

Não precisamos nos envergonhar de não estarmos bem - todos temos momentos em nossas vidas quando nos sentimos sem esperança, desanimados, solitários e até mesmo deprimidos.

O que Davi faz neste momento aparentemente escuro e sem esperança? Ele busca a Deus? Sim, ele faz isso. Mas há ainda mais. Ele busca a Deus com confiança. Mesmo que ele duvide de tudo em sua vida, Davi sabe que Deus conhece o seu caminho (v. 3) e está no controle de sua vida.

Davi se volta para Deus, reconhecendo que Ele é o único lugar de refúgio (v. 5). O único lugar onde Davi está seguro. Nós, também, só estaremos a salvo do inimigo na presença de Deus.

Davi se volta para Deus com suas prioridades corretamente definidas. Davi sabe que Deus é o seu quinhão [a sua herança] (v. 5 ARA).  A palavra quinhão refere-se ao terreno destinado às tribos de Israel. Os levitas não receberam parte - O Senhor era a sua herança (Números 18:20). Da mesma forma, Davi se volta para Deus admitindo que as posses materiais não são uma prioridade - o amor e a presença de Deus são a sua maior herança.

Thandi Klingbeil
Tennessee , EUA


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/142/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 142

Um comentário: