quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Provérbios 5

Comentário devocional:

Seria de se esperar que Salomão tivesse algo a dizer sobre os perigos do adultério. Após a leitura deste capítulo ficamos com a impressão de que se Salomão pudesse voltar no tempo e retomar a sua vida desde o começo, ele teria sido mais forte (e possivelmente mais sábio), e não teria tomado para si tantas mulheres, se contentando com apenas uma. Ele mostra que deseja algo melhor para seu filho.

Salomão pede agora a seu filho que se concentre e preste muita atenção, caso não o tenha feito até agora, no que ele queria lhe ensinar: "Preste atenção no que eu digo", diz ele (v. 1 NTLH). "Não se desvie das minhas palavras" (v. 7 NVI).

"Beba água da sua própria cisterna", ele aconselha, sugerindo que um relacionamento monogâmico tem benefícios que superam, em muito, os relacionamentos extra-conjugais.O desejo de Salomão para seu filho é que ele não repita seus próprios erros, mas que tenha uma vida mais disciplinada do que ele próprio teve  e se alegre com a mulher da sua mocidade (v. 18).

Com vergonha e arrependimento, Salomão termina o capítulo, reconhecendo que tudo o que ele havia feito tinha sido visto e avaliado pelo Senhor, e que sua grande insensatez e falta de disciplina o desencaminharam.

A sua falta de disciplina o está conduzindo a caminhos tortuosos, hoje? Peça a Deus que lhe ajude a obedecê-lo em todas as coisas antes que seja tarde demais.

Jackie Ordelheide Smith
Estados Unidos


Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/pro/5/

Traduzido por JAQ/GASQ/JDS 

Texto bíblico: Provérbios 5  

Um comentário: