segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cantares 1

Comentário devocional:

O famoso rabino Akiba afirmou: "Porque, em todo o mundo, não há nada que se iguale ao dia em que o Cântico dos Cânticos foi dado a Israel, porque todos os escritos [das Escrituras] são santos, mas o Cântico dos Cânticos é o Santo dos Santos!"

A mais sublime das 1.005 composições de Salomão (Ct 1:1; 1 Reis 4:32 ), o Cântico dos Cânticos (também chamado de "Cantares de Salomão") foi provavelmente escrito durante a primeira metade do reinado de Salomão , enquanto o rei ainda era fiel a Deus.

A canção retrata a relação íntima de amor entre Salomão e "a Sulamita" ("Sra. Salomão", provavelmente a filha de Faraó, que se tornou uma crente no Senhor; Ct 6:13; 1 Reis 3:1, 7:8). Os diálogos seguem a linha básica de acontecimentos: (1) namoro (Ct 1:2 a 3:5), (2) cortejo da noiva e do casamento (3:6 a 5:1) e (3) a vida de amor depois do casamento (5:2 a 8:14).

Muitos intérpretes ao longo da história, envergonhados pela linguagem íntima e direta em Cantares, rejeitaram o seu significado literal e consideraram o livro apenas como uma descrição simbólica da relação de amor espiritual entre Deus e o Seu povo. Enquanto há certamente lições espirituais a serem aprendidas, não há nenhum indício no Cântico de Salomão que o sentido literal do livro deva ser espiritualizado. 

Em vez disso, parece claro que Deus inspirou um livro inteiro da Bíblia que celebra a beleza e a alegria de um relacionamento amoroso saudável entre um homem e uma mulher, exatamente como aconteceu na Criação! A Sublime Canção constitui um retorno ao Éden, um comentário inspirado sobre Gênesis 1-3, um verdadeiro guia de namoro e casamento.

No capítulo 1 a mulher exalta as virtudes de seu amado na presença de suas acompanhantes ("as filhas de Jerusalém"), e Salomão responde aclamando a beleza da Sulamita. Que possamos expressar com mais freqüência para os nossos entes queridos o quanto nós os amamos!

Querido Senhor, obrigado pelo dom do amor entre homem e mulher que criastes para a nossa felicidade! Amém.

Richard M. Davidson
Universidade Andrews, EUA



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/son/1/

Traduzido por JAQ/GASQ

Texto bíblico: Cantares 1 

Um comentário: