quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Eclesiastes 2

Comentário devocional:

Em Eclesiastes 2 Salomão resume sua vida. Sua experiência foi muito ampla e diversificada (v. 1). Ele obteve poder (v. 9), riquezas (v. 8), alcançou um enorme desenvolvimento intelectual (v. 3, 9); construiu grandes coisas, plantou árvores, vinhas e jardins (v. 4), sistemas de irrigação (v. 6), encheu sua casa com servos, e os seus campos com vacas e ovelhas (v. 7). Ninguém podia se igualar a ele.

Salomão juntou ouro e prata e uma enorme variedade de objetos valiosos. Suas festas tinham os melhores músicos e instrumentos (v. 8) e, como se tudo isso não fosse suficiente, ele se dedicou sem restrições a satisfazer seus desejos e prazeres (v. 10, 25).

Ele tinha tudo, mas se sentia vazio (v. 11). Salomão conclui, como num lamento, depois de ter alcançado grandes realizações e experimentado tudo: “tudo é vaidade” (cf. v. 1, 11, 15, 17, 19, 21, 23, 26). Através da inspiração divina ele nos deixou uma grande lição: o que dá significado à vida é o nosso relacionamento com Deus (v. 26).

Quem trabalha somente para o hoje, não terá o amanhã. Aqueles cuja única preocupação é colocada nas coisas temporais morrerão com elas, e os que vivem para as coisas temporais não terão a eternidade (v. 21, 22).

Hoje é o nosso tempo de definirmos se seremos sábios ou tolos. Salomão nos desafia a definirmos corretamente nossas prioridades e a concedermos o primeiro lugar a Deus, a Fonte da Sabedoria. Jesus resumiu da seguinte maneira: "Buscai primeiro o Reino de Deus." (Mat 6:33 ARA).

Senhor, por favor, me ajude a colocar o Seu Reino em primeiro lugar na minha vida. Amém.

Pr. Alfredo Hengen
Uruguai




https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/ecc/2/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Eclesiastes 2 

2 comentários: