terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Provérbios 31

Comentário devocional

Este capítulo de Provérbios foi escrito pelo rei Lemuel, que nos repassa os conselhos de sua mãe acerca do que significa ser um bom filho e uma esposa virtuosa. A palavra virtuosa significa "moralmente excelente." É interessante, porque é desta maneira que eu descrevo a minha esposa.

Quando estávamos na universidade, minha esposa participava de um trabalho social-evangelístico, fora do campus, ao qual também me engajei, onde dedicava o seu tempo a Cristo, ao serviço de pregar a unidade e a igualdade. O nome que ela deu para aquele trabalho foi "ministério virtude". E ela realmente vivia o sentido daquele nome.

Nos meus primeiros anos de faculdade a ideia de casamento me amedrontava. Alguns chamavam o casamento de "sentença de prisão perpétua". Minha mãe conversava comigo a respeito dos privilégios e responsabilidades de um casamento e me aconselhava a casar com uma mulher virtuosa. Mesmo concordando com o que ela dizia, a ideia era simplesmente assustadora. Como poderia uma pessoa imperfeita como eu me casar com alguém virtuosa? Entender corretamente o conceito de casamento me era muito difícil, o que levou a me aventurar no que eu chamo de uma série de namoros instáveis.

Uma mulher virtuosa me atraía e me assustava ao mesmo tempo, porque sua moralidade desafiaria a minha questionável moralidade masculina. Mas em apenas sete semanas de casado (sim, somos recém-casados) minha mulher mudou esse conceito de três maneiras.

Ela me mostrou o seu valor. Os diamantes são jóias muito procuradas e até mesmo um pequeno fragmento pode valer uma fortuna. A capacidade da minha esposa de se manter firme, nas pequenas coisas e no que é correto, me mostrou seu valor como namorada e, depois, como esposa e mãe em potencial.

Ela era genuína em tudo que falava e fazia. No começo, quando ainda não estava interessada em mim, ela mostrou claramente isso. Ela não retornava minhas ligações, mensagens ou e-mails. A partir do momento em que se interessou em mim, ela mostrou isso ao convidar-me para caminhadas nas horas de folga, enviando mensagens e indo até o café do campus onde eu trabalhava.

Ela ansiava pelo favor de Deus. Ela foi e ainda é uma mulher poderosa de oração. Ela amava a Deus e isso se podia ver no sorriso dela, no modo respeitoso de se vestir e de se relacionar com as pessoas e na alegria que ela sentia ao frequentar assiduamente aos cultos da igreja. Isso me levou a me apaixonar por ela e valorizar muito o plano de Deus em criar a mulher como companheira do homem.

Querido Deus, obrigado porque, através dos conselhos sábios de uma mãe, demonstrastes a importância da mulher virtuosa, motivo de estabilidade e felicidade no lar. Que possamos, todos, também, buscar a virtude da retidão e pureza em nossas vidas. Amém.

Elroy Byam
Hope Channel , EUA



https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/pro/31/

Traduzido por JAQ/GASQ/JDS

Texto bíblico: Provérbios 31 

Um comentário: