quinta-feira, 20 de março de 2014

Isaías 24

Comentário devocional:

Neste capítulo Isaías se refere ao Fim dos Tempos. Ele descreve vividamente uma série de eventos que acontecerão consecutivamente. Fenômenos devastadores acontecerão dentro do plano do Senhor (v. 1), o que também é mencionado em Joel 1:15. “O Senhor vai arrasar a terra ... e espalhará seus habitantes" (v. 1 NVI). Estes eventos alcançarão a todos. O sacerdote sofrerá junto com o povo, o mestre com o servo, a senhora com sua criada, o credor com o devedor (v. 2).


“A terra será completamente arrasada e totalmente saqueada" (v. 3a), um tema que também é mencionado por outros profetas. Os mais altos líderes perderão o seu poder: “definham os nobres da terra” (v. 4). A terra está poluída e contaminada fisica e moralmente porque “seus habitantes ... desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança" (v. 5 NVI). Os que vivem na Terra são considerados culpados "e poucos homens restarão" (v. 6 ARA). 


As colheitas sofrerão (v. 7). Cessarão as manifestações musicais (v. 8). As cidades ficarão em ruínas e as casas silenciosas (v. 10 e 12). Note que Isaías não está descrevendo apenas uma cidade, mas toda a terra (v. 13).


Neste tempo, os fiéis erguerão as vozes e cantarão de alegria (v. 14). O nome do Senhor, o Deus de Israel espiritual, é glorificado devido ao derramamento do Espírito em todo o mundo (Joel 2:28): "Desde os confins da terra ouvimos cantar: 'Glória seja dada ao justo!" (v. 16 NVI).


O profetizado tempo de angústia fará os fiéis dizerem como Isaías: "Ai de mim ... Os traidores agem traiçoeiramente!" conosco (v. 16 NVI). O terror confronta os habitantes da terra (v. 17). As pessoas fogem do terror, mas aquele que escapar de um perigo cairá em outro (v. 18). A descrição é de algo que não é humanamente concebido: “as represas do alto de abrem, e tremem os fundamentos da terra" (v. 18c NVI). A terra se despedaça, é sacudida violentamente, cambaleando como um bêbado (v. 19-20).


Neste dia o Senhor castigará o exército do céu (Satanás e seus anjos), assim como os reis da terra (v. 21). Os reis ficarão confinados ao túmulo e Satanás condenado à solidão na terra por 1000 anos. "Depois de muitos dias” [1000 anos], os reis viverão novamente e serão destruídos com Satanás" no julgamento executivo, pelo Messias Guerreiro, Jesus Cristo, em Sua erradicação definitiva do mal (v. 22).


No céu, o sol e a lua não serão mais necessários porque naquele tempo “o Senhor dos Exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém”, na presença de Seu povo (v. 23 NVI).


Querido Deus,

Isaías abre nossos olhos para o fato de que estás no controle da história e dos eventos futuros. Por favor, assuma também o controle de nossas vidas e cuida de nós, para que permaneçamos firmes alegres em meio aos perturbadores acontecimentos que ocorrerão ao nosso redor. Amém.

Koot van Wyk
Coreia do Sul


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/24/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Isaías 24 

Um comentário: