segunda-feira, 24 de março de 2014

Isaías 28

Comentário devocional:


Neste capítulo Isaías fala a respeito de Efraim, mas na verdade há uma sombra sobre Efraim que precisamos considerar. Existe um rei orgulhoso e existem bêbados em Efraim que são vencidos pelo álcool. Efraim é como uma flor de gloriosa beleza que está murchando (v. 1).


Quando Isaías disse isso, ele também tinha Lúcifer em mente o qual,  apesar de sua beleza, tornou-se orgulhoso e foi expulso do céu juntamente com seus apoiadores. Isaías viu que o Senhor como uma tempestade poderosa os lançou para a terra com mão forte (v. 2d). O Messias expulsou a Lúcifer do céu, devido a sua maldade e no Juízo Executivo lidará de modo final e conclusivo com todo o mal. Sim, a coroa orgulhosa e os bêbados de Efraim murcharão e desaparecerão (v. 4) .


Na Era Messiânica o Senhor "será uma coroa gloriosa... para o remanescente do seu povo" (v. 5b, NVI). Cristo recuperará o que Adão e Eva perderam por meio das ações de Satanás. E no Juízo Final Ele julgará com "um espírito de justiça " (v. 6, NVI). Infelizmente, pastores e sacerdotes, em flagrante contraste, acham-se "desorientados devido ao vinho… tropeçam quando devem dar um veredito” (v. 7, NVI).


Isaías pergunta então a quem o Messias ensinaria o conhecimento,a quem Ele explicaria a sua mensagem?  (v. 9). Ele teria gostado de falar com pessoas bem informadas, mas teve que falar  a "crianças desmamadas e a bebês recém-tirados do seio materno" (v. 9c, NVI). Cristo chamou discípulos incultos e os ensinou passo a passo. O método de ensino bíblico utilizado por Cristo é "regra e mais regra, um pouco aqui, um pouco ali" (v. 13, NVI).


Algumas pessoas tropeçariam na Rocha que é Cristo. O Messias, como atestado por Paulo em Romanos 9:33 e Pedro em 1 Pedro 2:6, é "uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro" (v. 16, NVI). E agora Isaías fala sobre a salvação: "Aquele que confia jamais será abalado" (v. 16d, NVI). Este versículo é o centro do capítulo!


Cristo fará da justiça e do juízo a linha de medir do Juízo Investigativo (v. 17) . Deus não enviou o Seu Filho para se comprometer com o mal. Todas as mentiras serão varridas (v. 17).


Então Isaías usa uma ilustração da agricultura para reforçar o seu ponto. "É preciso moer o cereal para fazer pão; por isso ninguém o fica trilhando para sempre" (v. 28. NVI). Existe o tempo de semear e o tempo de colher.  Da mesma forma, Deus não vai continuar semeando a Sua graça para sempre sem efetuar a colheita. Um dia o mal terá o seu fim e os bons terão a recompensa. Isaías louva o Senhor por Sua sabedoria e essas revelações (v. 29).


Querido Deus,
Faça com que acreditemos de todo o coração em tudo o que Tu nos tens dado e louvemos o Teu nome por Tuas providências a favor de nossa salvação. Amém.


Koot van Wyk
Coréia do Sul



Traduzido por JDS/JAQ



Um comentário: