terça-feira, 4 de março de 2014

Isaías 8

Comentário devocional:

Escolhemos chamar nosso primeiro filho de Andrew [André], o nome do discípulo que disse a seu irmão onde encontrar Jesus, o Messias (João 1:40-42). Demos à nossa filha mais velha o nome Susana, o nome de uma dos "muitos" que ajudaram a fornecer alimentos para Jesus e seus discípulos (Lucas 8:3). Demos à próxima filha o nome de Rebekah [Rebeca],  que quer dizer “Alegria”, porque ela foi uma surpresa agradável ao nascer quando já éramos maduros e porque sempre consideramos nosso casamento um milagre, tanto quanto encontrar Rebeca foi uma resposta à oração do servo de Abraão (Gênesis 24).

Isaías era filho de Amoz (Isa. 1:1, 2 Rs. 19:2). Não sabemos o nome de sua mãe. No entanto, podemos ter certeza de que seus pais hebreus estavam bem conscientes do significado do seu nome: "Yahweh salva". Tudo o que sabemos sobre a esposa de Isaías é que ela é chamada de "profetisa" (v.2). O nome de seu primeiro filho era Sear-Jasube (Isa. 7:3), que significa "um remanescente voltará." O nome de seu segundo filho era Maher-Salal-Hás-Baz (Isa. 8:1), “rapidamente até os despojos, agilmente até a pilhagem" (nota NVI), que significa que os assírios viriam saquear Israel e a Síria por se oporem a eles (v. 4).

Este capítulo também contém algumas promessas:
 - "Deus está conosco" (v.10), é a primeira;
 - Para aqueles que confiam no Senhor, Ele será "um santuário", mas para aqueles que não confiam, Ele lhes será como uma “pedra de tropeço” (v.14 NVI);
 - Aqueles que esperam no Senhor ansiosamente porão a sua esperança Nele (v. 17). Mas aqueles que não dedicam o seu coração inteiramente para Cristo são vulneráveis a ser seduzido por "espíritos” (v.19), impressionados por falsas predições e emoções não fundamentadas em verdades bíblicas. A Bíblia deixa claro que os mortos não sabem nada (Ecl. 9:5-6). Isaías 8:20 enfatiza a importância de confiar inteiramente nas promessas de Deus. Vale muito memorizá-las.

Senhor, ajude-nos a Te obedecer e a depositarmos nossa confiança e nossa força somente em Ti, para que sejamos dignos de Teu nome. Por favor, reaviva-nos por Tua Palavra, e transforma-nos enquanto mantemos nossos olhos em Ti. Amém.

Pr. Lloyd e Sheila Schomburg
EUA


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/8/

Traduzido por JAQ/GASQ

Texto bíblico: Isaías 8 

Um comentário: