sábado, 19 de abril de 2014

Isaías 54

Comentário devocional:

O resultado do ministério salvador de Jesus mencionado em Isaías 53 é visto neste capítulo e no próximo. Neste capítulo, Deus fala àqueles que o conhecem; no próximo, àqueles que não o conhecem.

A linguagem em Isaías 54 é simplesmente linda. Deus é o nosso Criador, Redentor, Marido, e Professor. Mas a linguagem predominante é de Deus como nosso amoroso marido. Veja a riqueza do versículo 5, por exemplo: "Pois o seu Criador é o seu marido". Ele não é qualquer um, Ele é o Criador do universo! Ele é aquele que lhe formou e lhe criou. Este é o seu marido! Seu nome é "o Senhor dos Exércitos". Em algumas culturas, quando uma mulher se casa ela passa a ter o sobrenome do marido. Você gostaria de ter o sobrenome "de Deus" no seu nome?

Há mais verdades lindas nesse capítulo. Deus não nos convidou para sermos sua esposa por causa da nossa beleza, talento ou inteligência. Quando Ele nos encontrou eramos como "uma mulher abandonada e aflita de espírito", ou ainda, como "uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada" (v. 6, NVI). E depois que Ele nos tomou como esposa, ​​não desempenhamos o papel mais importante que se esperava de uma mulher na época. "Ó estéril… você que nunca esteve em trabalho de parto " (v.1, NVI). Nos tempos bíblicos, não havia maior desgraça para uma mulher do que não ser capaz de gerar filhos para seu marido. E, no entanto, diz Isaías, o Senhor ainda nos amou. Nós não somos como uma mulher desamparada! Somos amados por nosso Deus!

É por isso que o profeta diz: "Cante, ó estéril… irrompa em canto, grite de alegria" (v. 1, NVI) . Cante alegremente, porque você, que não podia engravidar, vai ter mais filhos do que aquela que teve muitos. Você terá que ampliar a sua tenda para ter espaço para eles (v. 2), e "seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas" (v. 3, NVI) . "Você esquecerá a vergonha de sua juventude" (a experiência de Israel no deserto) "e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez" (seu exílio para a Babilônia) (v. 4, NVI).

Quando Deus disse: "Por um breve instante eu a abandonei" Ele se referia ao cativeiro Babilonico. Entretanto, contrabalançando qualquer dor que Ele tenha permitido para o bem de seu povo, a promessa de Deus é clara: "com profunda compaixão eu a trarei de volta… com bondade eterna terei compaixão de você" (vv. 7-8, NVI). As montanhas podem desaparecer, mas "a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz" (v. 10, NVI).

Deus assegura a Israel, sua esposa, que em vez de guerra, pedras preciosas irão rodeá-la, e os seus filhos serão ensinados diretamente por Ele, o Senhor (vv.12-13). "Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá", pois "esta é a herança dos servos do Senhor"  (v. 17, NVI).

Deus tinha grandes planos para o Israel pós-exílico, mas depois do cativeiro babilônico eles tornaram-se hipócritas e teimosos e assim impediram que os planos de Deus se cumprissem para eles como nação.

As promessas desse capítulo também nos pertencem. Promessas de prosperidade, proteção, paz e alegria. Permaneçamos fiéis ao nosso Marido, Jesus e recebamos tudo o que Ele tem planejado para nós nesta vida e na eternidade! 

Ron E M Clouzet
Seminário da Universidade Andrews, EUA

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/54/

Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Isaías 54

Nenhum comentário:

Postar um comentário