segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jeremias 11

Comentário devocional:

Todos nós temos entes queridos por quem intercedemos perante Deus em oração. Durante anos eu orei todos os dias pela salvação de alguns familiares e amigos muito queridos. Eu queria mais do que qualquer coisa que eles aceitassem a Jesus para que um dia vivêssemos juntos na Nova Terra. Algumas dessas pessoas realmente aceitaram Jesus e cresceram em seu relacionamento com Ele; outras, porém, pareceram se manter em seu caminho terreno.
Depois de algum tempo comecei a ter dúvidas se deveria continuar a orar por eles. Comecei a me questionar, como você também pode ter feito, se existem algumas orações às quais Deus não pode responder.

É interessante notar que Deus falou explicitamente a Jeremias no capítulo 11 para não perder tempo orando pelos israelitas. Deus disse: "E você, Jeremias, não ore em favor deste povo nem ofereça súplica ou petição alguma por eles, porque eu não ouvirei quando clamarem a mim na hora da desgraça" (v. 14 NVI).

Por que Deus diria uma coisa dessas? Podemos encontrar a resposta de Deus alguns versículos antes: "eles não ouviram, nem me deram atenção; ao contrário, seguiram os seus corações duros e maus" (v. 8 NVI) e "Tornaram às iniquidades de seus primeiros pais, que recusaram ouvir as minhas palavras; andaram eles após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá violaram a Minha aliança, que Eu fizera com seus pais." (v. 10 ARA).

O povo escolhido por Deus, que tinha todo o conhecimento de Sua lei e vontade, insistiu em Lhe desobedecer e a seguir seus maus desejos. Deus não poderia forçá-los a segui-Lo e, desta forma, não podia fazer o que desejava fazer por eles. Então Ele disse a Jeremias para não mais orar pelo povo.

Mas Deus ainda não tinha desistido dos israelitas – assim como Ele ainda não desistiu também de nossos entes queridos. Deus disse a Jeremias para dizer aos israelitas: "Obedeçam-Me e façam tudo que lhes ordeno, e vocês serão o Meu povo, e eu serei o seu Deus" (v. 4 NVI).

Oração: "Querido Deus, eu apresento hoje a Ti minha querida família e meus amigos. Alguns deles podem não ter nenhum interesse em Ti, e outros podem supor equivocadamente que estão em uma relação salvadora conTigo mas não estão. Por favor, ouça minha oração a favor da salvação deles. Mostre-me, como mostrastes a Jeremias, o papel que eu posso desempenhar na salvação deles. Amém".

Andrew McChesney
Jornalista na Rússia.


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/11/

Traduzido por JDS/JAQ/GASQ

Texto bíblico: Jeremias 11

Um comentário: