segunda-feira, 19 de maio de 2014

Jeremias 18

Comentário devocional:


Enquanto caminhava, numa tarde, por uma das oficinas do Departamento de Artes da Universidade Andrews, vi meu amigo Jim Twedell trabalhando em uma roda de oleiro. Enquanto a roda girava, impulsionada por seus pés, suas mãos talentosas e experientes formavam um vaso. Foi uma experiência inesquecível assistir a água ser borrifada sobre a argila e partes da argila caírem à medida que a roda girava e o vaso surgia. Jamais esquecerei a capacidade criativa do meu amigo Jim ao transformar um pedaço de argila em um belo vaso! 

Mas também o vi a trabalhar, em outra ocasião, com uma argila que não respondeu tão bem à moldagem, a principio. Ele parou a roda, tomou o barro parcialmente moldado, e, com as mãos, transformou-o de volta em um pedaço disforme. Colocou-o de volta na roda e começou tudo de novo!

De alguma forma, o povo especial de Deus nos dias de Jeremias tinha alterado a ordem das coisas. Embora fossem a criação do Mestre Oleiro, eles queriam dizer-Lhe como as coisas deveriam ser. Eles queriam fazer o trabalho do oleiro em vez de se deixarem transformar na peça que o Oleiro tinha originalmente criado!

Deus enviou uma forte mensagem ao Seu povo através de Jeremias. Ele os lembrou de que Ele era o Oleiro e tinha o direito e a capacidade de descartar a argila ou torná-la em algo diferente do que ela era.

A mensagem era: Abandonem os seus maus caminhos e salvem a vida de vocês! Continuem no caminho em que vocês estão e os resultados serão desastrosos! Deus apelou ao coração do Seu povo! Mas eles rejeitaram o Seu apelo. 

Então vem a pergunta do Criador: Você pode acreditar no que meu povo está fazendo? Eles se esqueceram de seu Criador e passaram a adorar ídolos sem valor. Eles estão trazendo desgraça sobre si mesmos! Deste modo eles me deixam sem alternativa. Vou ter que virar as costas para eles!

Você acha que seria seguro entregar essas mensagens de Deus a um povo rebelde? As pessoas estavam fartas de ouvir Jeremias profetizar contra eles e seu modo de vida. Então planejaram um complô para primeiro atacá-lo verbalmente e retirar a força das mensagens de Deus que o profeta estava apresentando. Depois planejaram um esquema para tirar a sua vida.

Estava claro que a mensagem de Jeremias provinha de Deus – possuía todas as características de uma mensagem profética divina. Mas sempre foi plano do maligno diminuir e tornar sem efeito a Palavra de Deus. E quando a intenção do coração é má, ficamos profundamente ressentidos que apontem os nossos erros. No tempo de Jeremias, o povo culpado chegou até a tentar matar o mensageiro para se livrar da mensagem. Que terrível!

Precisamos ser humildes e aceitar as correções de Deus porque elas são para o nosso bem. 

"Querido Pai,
Molda-me e faça de mim um vaso que trará honra a Ti como Mestre Oleiro. Eu me entrego para ser remodelado por Tuas mãos. Amém".

Dan Houghton
Centro de Pesquisa Hart - http://www.hartresearch.org/
Califórnia, EUA




Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Jeremias 18

Um comentário: