sexta-feira, 2 de maio de 2014

Jeremias 1

Análise do texto:

O crescimento espiritual é gradual, significa trazer à luz uma série de segredos, tremendo e tremendo, para então descobrir que Deus sempre te conheceu e mesmo assim, Ele sempre te amou. Ele te conhece melhor do que o melhor conhecimento que tens sobre ti mesmo; Ele sabe quem você será e o que poderá fazer ao depender dEle. Ele pode te chamar a qualquer momento, independente de teus argumentos.

O chamado de Jeremias nos ensina muitas coisas, das quais destaco as seguintes:

1. Geralmente aqueles que Deus chama se sentem incapaz de dar conta das exigências da tarefa.
2. Geralmente a missão designada por Deus não é nada fácil, agradável e de fácil aceitação pelas pessoas.
3. Geralmente cumprir tal missão será necessário lidar com de todos os lados, até mesmo dentre o povo de Deus.
4. Geralmente, quando Deus chama, a sociedade está caótica, impossibilitando o servo de Deus de viver uma vida de mar de rosas.
5. Sempre que Deus chama, Ele capacita. Soberanamente, Ele sempre estará presente e protegerá àquele que se dispor a fazer Sua vontade.

O ministério de Jeremias aconteceu durante o período complexo em que o povo de Deus perdia a esperança e afundava no desespero. Babilônia logo viria para levar o povo ao cativeiro. Deus procura animar Seu servo, sabendo, Ele mesmo, que a tarefa de anunciar palavras de exortações causará rejeições. A única certeza que Jeremias teria é que, quando Deus chama, Ele capacita, orienta e ensina o quê e como fazer, fortalecendo em cada etapa do cumprimento da tarefa.

Após o chamado e capacitação, Deus oferece a Jeremias duas visões: Uma amendoeira e uma panela de fogo. A primeira indicava a proximidade do cumprimento da Palavra de Deus (vs. 11-12); a segunda apontava para a Babilônia, que fervendo, estava a ponto de transbordar em Judá devido à distorção teológica e prática de sua fé em Deus (vs. 13-16).

Essa mensagem impopular despertaria oposição ao ser anunciada aos reis de Judá, aos príncipes, sacerdotes e ao povo; porém, Deus prometeu estar ao seu lado e livrá-lo (vs. 17-19).

Enfim, o chamado de Deus não é para ser popular, mas para anunciar Sua palavra, custe o que custar. Deus já te chamou? Você aceitou? – Pr. Heber Toth Armí.

Um comentário: