sábado, 3 de maio de 2014

Jeremias 2

Análise do texto:

É melhor viver na contramão do mundo, do que na contramão de Deus. A prova de conversão do mundanismo é a mudança de vida conforme a vontade divina. Somos salvos do pecado, não para continuar em pecado. Quando isso não acontece Deus levanta porta-voz para convidar Seu povo ao reavivamento; o qual não tem nada a ver com entretenimento, mas com arrependimento.

Onde o ritualismo ocupa o lugar de um relacionamento com Deus é preciso fortes repreensões a fim de despertar da mornidão espiritual. Jeremias é esse porta-voz. Eis os princípios de sua primeira pregação:

1. A essência da verdadeira religião é o relacionamento com Deus: Muitos, como Israel, no início de sua história de amor com Deus, são plenamente dedicados e comprometidos como uma noiva ao seu noivo (vs. 1-3).
2. A essência da distorção da religião é o desvio da devoção: Como a esposa que ignora o amor ao marido, muitos se ocupam de tantas coisas, deixando a Deus de lado; isso é adultério espiritual, o que é mau e atrai o mal (vs. 4-21).
3. A essência do pecado é substituir o lugar de Deus por qualquer outra coisa: Tudo o que ocupe o primeiro lugar em nossa vida, estará ocupando o lugar que pertence a Deus. Seja o trabalho, o dinheiro, o esporte, a TV, os filhos, jogos, etc. (vs. 22-37); isso gera idolatria!

Quando as pessoas abandonam a Deus (isso não as impedem de frequentarem à Igreja ou seguirem regras e normas religiosas), passam a ter atitudes erradas em seu comportamento. Da mesma forma que dá para perceber quando o amor de uma noiva esfria para com seu noivo, dá para saber quem é e quem não é apaixonado por Deus.

Quando a fonte de prazer de alguém é outra coisa que não Deus, quando fazer qualquer outra coisa traz maior alegria que servir a Deus, quando a atenção de alguém está desfocada de Deus e não se tem tempo para Ele, quando... essa pessoa já caiu no despenhadeiro da apostasia, rumo à destruição...

Se este é teu caso, a situação de tua igreja, é tempo de reflexão, confissão, arrependimento e conversão. Clame ao Senhor, Ele concede perdão! Não perca tempo! – Pr. Heber Toth Armí.

Um comentário: