domingo, 29 de junho de 2014

Entendendo melhor Ezequiel 1

A pedido dos leitores, apresentamos aqui uma compilação de comentários interpretativos sobre Ezequiel 1.

 

- Esta visão tem sido considerada como a mais enigmática do Velho Testamento. Porém, quase tudo o que Deus quis ensinar por essa visão pode (e deve) ser entendido. 4

- A descrição feita pelo profeta é imperfeita, tendo em vista a dificuldade de descrever a glória divina e seres que nem ele, nem seus ouvintes, eram familiarizados. Isto é expresso nas palavras chave "algo semelhante" (v. 26. Tb v. 5). Portanto, as figuras empregadas não devem ser interpretadas literalmente. 1, 4

- As "visões de Deus" (v. 1) ou manifestações da glória de Deus (tb chamadas teofanias) "frequentemente acompanham o chamado de um profeta" (ver tb Isaías, Is 6:1, Moisés, Êx 3:2, João, Após. 1:13). São a introdução do profeta "num novo âmbito de conhecimento e percepção, numa nova etapa de experiências e responsabilidade". "Meras suposições mentais não serviriam. Eles teriam que falar de coisas que realmente viram". 4

- "As 'visões de Deus' deram a Ezequiel a necessária certeza da genuinidade de seu chamado e acrescentaram à sua mensagem a autoridade de que ela precisava". 4

- A glória de Deus (v. 1, 28) sempre esteve ligada ao tabernáculo e ao templo, agora destruído. O objetivo da visão era, além de confirmar o chamado profético de Ezequiel, consolar e "encorajar os judeus num momento em que grande parte de seu país jazia em ruínas devido a invasões sucessivas, e muitos dos habitantes estavam cativos numa terra estrangeira". Deus se importava com eles. Ele "estava no comando" e Seu "poder supremo controlava os negócios dos governantes terrenos". 4    

- Os trinta anos do verso 1 muito provavelmente se referem à idade do profeta. Os sacerdotes (e, também, muito provavelmente Jesus – o grande modelo - e João Batista) começavam seu ministério com essa idade (Nm 4:3). 2, 4

- Ao descrever que "a mão de Deus" estava sobre ele (v. 3), o profeta testemunha que o poder divino repousou sobre ele. "Ezequiel sabia que esse estranho e novo poder que o impelia não era outro senão o poder de Deus". 4

- A expressão "fogo a revolver-se" (v. 4), de acordo com o original em hebraico, indica um fogo que se alimentava continuamente, com o "surgimento constante de novas chamas".4

- Os seres viventes (v. 5 e ss) são querubins, anjos de ordem superior (ver 9:3; 10:15), e são atendentes do trono de Deus. 1, 2, 4

- O número quatro (v. 5, 8, 10, 15, 17) geralmente está associado na Bíblia aos quatro ventos (ou cantos) da terra, ou seja, evidencia o interesse e atividade das instrumentalidades celestiais em favor da salvação de toda a humanidade. 2

- Os querubins não tinham necessidade de se virar (v. 9), uma vez que tinham rostos olhando em todas as direções. 4

- O simbolismo dos quatro rostos dos querubins (v. 10, homem, leão, boi, águia) são também vistas em Apoc. 4:7 e denotam a complitude de "sua natureza, funções e propósito em cumprir o plano de Deus"(ref 3). Muitas outras sugestões tem sido feitas para este simbolismo, como: as qualidades de Jesus ressaltadas nos quatro evangelhos (proposto primeiramente por Irineu e ressaltado em pinturas e esculturas da Idade Média), as quatro tribos líderes de Israel, mas nenhuma delas é conclusiva. 2,3, 4.

- "Não é necessário imaginar que, a serviço de Deus, haja seres de quatro cabeças e quatro asas". "As formas escolhidas para essa apresentação profética tinham o objetivo de simbolizar mensageiros celestiais na plenitude de sua função, capacidade e adaptabilidade". 4

- Os relâmpagos do v. 14 denotam que os querubins viajavam em alta velocidade. 3; E também "a rapidez com que a obra de Deus será consumada". A aparente demora só pode ser entendida à luz de 2Pe 3:9 ("...que nenhum pereça..."). Porém, "um dia, em breve, revestido de grande surpresa, o fim virá, mais rapidamente do que as pessoas imaginam". 4

- As rodas (v. 16) que se interseccionavam, provavelmente denotam as intrincadas interações das ações humanas, todas, porém, sob o controle divino. 3 A estrutura e o arranjo singular das rodas apresentavam uma cena aparentemente confusa; contudo, os movimentos tinham perfeita harmonia". 4

- A liberdade de movimentos dos querubins (v. 17) denota a onipresença de Deus; os olhos (v. 18), Sua onisciência. 1, 2, 3

- O som das asas dos querubins (o "tatalar", v. 24) é descrito imperfeitamente como de muitas águas, uma catarata, mas sugere "a voz de uma grande multidão, como se inúmeros indivíduos estivessem envolvidos nos movimentos dos seres ... e das rodas". 4

- A repetição do ato de abaixar as asas, v. 24 e 25, "sugere um ato de reverência dirigido à Majestade, no alto" (v. 26), "quando a voz [de cima do firmamento] foi ouvida" (v. 25).  "Os querubins pararam, os potentes sons de seu movimento cessaram, e suas asas se abaixaram e ficaram imóveis em atitude reverentes". 4

- O clímax da visão ocorre quando acima do firmamento cristalino o profeta viu algo semelhante ao "mais rico e profundo azul". "Então, à medida que os detalhes foram se tornando mais nítidos, o profeta notou a forma de um trono". 4

- O ser no trono, semelhante a um homem (v. 26), é identificado como Jesus, antes da encarnação. 3

- "Em visão, o profeta contemplou apenas uma representação do original ... Ezequiel não viu o Ser divino em si, mas uma representação da Divindade. Ao descrever o Ser como um homem, o profeta empregou extrema cautela... 'Ninguém jamais viu a Deus' (Jo 1:18), e, assim, os seres humanos são incapazes de dar uma descrição de Sua verdadeira essência." 4

- O arco íris em volta do resplendor do trono (v. 28) simboliza a misericórdia divina (ver Gên 9:13). 3

-"O arco-íris que fica ao redor do trono de Deus é a certeza do Seu eterno amor." "É um 'sinal da misericórdia de Deus para com o pecador arrependido' (PP, 107)". 4

 

- "O Deus que governa desde o Céu não é um Senhor ausente. Ezequiel viu o firmamento e o trono diretamente acima da cabeça dos seres viventes. Estes, por sua vez, estavam ao lado de cada uma das rodas que, quando paradas, tocavam o solo. É confortante saber que Aquele que Se assenta acima dos querubins está no controle de tudo, que Ele guarda Seu povo, que todos os poderes terrenos que buscam se exaltar contra o Deus do Céu serão subjugados, e que Deus será tudo em todos." 4

  

1. Comentários da Bíblia Shedd

2. Comentários da Bíblia NVI Vida

3. Comentários da Andrews Study Bible

4. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário