terça-feira, 1 de julho de 2014

Ezequiel 4

Comentário devocional:

Quando eu era estudante no Seminário da Universidade de Andrews, os anciãos da igreja local onde minha família e eu congregávamos me pediram para pregar num sábado. Meu sermão foi sobre a respeito da importância de pregarmos o evangelho e sermos "pescadores de homens", como disse Jesus. Um colega e amigo sugeriu que ao pregar eu deveria usar alguns apetrechos de pescador, como colete, chapéu e botas de borracha, a fim de chamar a atenção da congregação. Tudo bem, eu consegui chamar a atenção naquele sábado, porém, infelizmente, mais para minha “fantasia” do que para a Palavra de Deus. Até hoje, mais de uma dúzia de anos mais tarde, ainda me sinto  envergonhado por meu auxílio visual mal sucedido.

Recursos visuais pode ser úteis para atrair as pessoas para a mensagem e para nos ajudar a entender temas desafiadores, mas nunca devem se sobrepor à mensagem da Palavra. Em Ezequiel quatro, Deus instruiu Ezequiel para oferecer às pessoas dois poderosos recursos visuais a fim de demonstrar que o cerco de Jerusalém por Nabucodonosor estava próximo. Isto foi ilustrado por um modelo em miniatura da cidade de Jerusalém que Ezequiel fez em um tablete de barro, e pelo cozimento de pão utilizando esterco animal como combustível 

O Novo testamento também apresenta poderosos recursos visuais, dos quais cito três exemplos. O primeiro exemplo é quando o Filho de Deus deixou o Seu lugar no Céu e Se tornou um ser humano, retratando para nós, claramente, a bondade e compaixão de Deus. O segundo é a cruz como um símbolo visual da maravilhosa graça e do amor de Deus. E o terceiro exemplo é o das cerimônias de batismo e Santa Ceia.

Mesmo sendo de origem divina, estes recursos – a cruz, o batismo e a Santa Ceia – correm o perigo de serem reduzidos em nossa mente a nada mais do que apenas recursos visuais. Devemos estar sempre atentos para que isso não aconteça conosco, tendo sempre em mente o significado maior que eles possuem.

Os recursos visuais de Ezequiel chamaram a atenção das pessoas, mas, assim como os recursos visuais do Novo Testamento, eles encerravam um significado mais profundo. Eles eram a Palavra de Deus tornada visível e isso é uma boa notícia!

Senhor, ajuda-me a entender, pelo Teu Espírito, os significados profundos dos símbolos visuais e verbais utilizados na Tua Palavra para a minha salvação. Amém. 

Pr. Eric Bates
EUA


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/eze/4/

 Traduzido por JDS/JAQ

 Texto bíblico: Ezequiel 4

 Comentário em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário