segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Marcos 1 - Comentários selecionados

1 Evangelho. No grego mais antigo significa "um galardão oferecido para se levar as boas novas". Depois o termo foi usado como as próprias "boas novas". Aqui se refere ao anúncio das boas novas por Jesus Cristo e também ao conteúdo desse evangelho trazido por Cristo. Bíblia Shedd.

As boas novas são que Deus providenciou a salvação mediante a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Princípio indica a introdução ao evangelho, da proclamação de João Batista. É muito provável que Marcos tenha sido o primeiro evangelho a ser composto e serviu de base aos evangelhos de Mateus e Lucas, sendo os três, conhecidos como os "Sinóticos" (termo originário de uma palavra grega que significa "ver de um ponto de vista". Bíblia Shedd.

3 do Senhor. Fica claro, no contexto, que o Jeová do AT é identificado com Jesus Cristo no NT (cf Rm 10.13). Bíblia Shedd.

4 João. Forma simplificada de Johanen ("dom de Jeová). Era parente de Jesus, uma vez que suas mães eram primas (cf Lc 1.36). Bíblia Shedd.

7 correias. O calçado em realidade eram sandálias que protegiam a sola dos pés. ... Os cordões, ou "correias" prendiam as sandálias aos pés. CBASD - Comentário Bíblico Adventistas do Sétimo Dia, vol. 5, p. 615.

12 e logo. Característica inconfundível do estilo de Marcos é o uso (uma 47 vezes) de uma palavra grega traduzida de várias maneiras: "Logo", "imediatamente", "justamente naquela hora", "rapidamente", "em seguida", "então". Bíblia de Estudo NVI Vida.

15 o tempo está cumprido. O anúncio de Jesus de que "o tempo está cumprido" se referia à profecia das 70 semanas em Daniel 9:24 a 27, próximo ao fim do qual "o Ungido, o Príncipe" "fará firme aliança com muitos" e "será morto". CBASD, vol. 5, p. 616. 

o reino de Deus está proximo (está à mão NKJV).  O tempo do verbo em grego usado neste verso enfatiza o fato de que o reino, significando a presença real de Deus, havia chegado no ministério de Jesus. Andrews Study Bible.

17-18 A vocação do evangelista implica: No discipulado ("vinde após mim"); 2) Em ser treinado por Cristo ("Eu vos farei"); 3) Esforço de ganhar homens (pescar); 4) Pôr os interesses seculares em segundo plano ("deixaram ... as redes"). Bíblia Shedd.

21 sinagoga. Durante o cativeiro babilônico, os judeus instituíram a sinagoga como o centro do judaísmo na comunidade local. Andrews Study Bible.

A sinagoga podia ser estabelecida em qualquer cidade em que houvesse pelo menos dez homens judeus casados. Bíblia de Estudo NVI Vida.

22 escribas. Os intérpretes autorizados das tradições orais e das leis bíblicas. Eram mais advogados do que secretários. Andrews Study Bible.

25 Cala-te. Esta forte expressão dá ênfase ao poder de Jesus para estabelecer o seu reino em face da presença do mal. Bíblia de Genebra.

29 casa de Simão. Segundo uma tradição muito antiga, Marcos nos fornece um relatório da pregação e memórias de Pedro. Bíblia Shedd.

32 o povo levou. Esperaram até acabar o sábado (depois do pôr-do-sol) para carregar peso (v. Jr 17.22, 22). Bíblia de Estudo NVI Vida.

35, 36 madrugada ... procuravam-no ... Simão. Pedro, evidentemente, acha que "ação" é mais importante que a meditação e oração. Muitos, hoje, infelizmente seguem esta linha de pensamento. Bíblia Shedd.

40 lepra. Não necessárimente a hanseníase moderna; a palavra se aplicava a uma variedade de desordens da pele. Andrews Study Bible.

43 veemente. Uma palavra muito forte (cf Jo 11.33, 38), frisando a importância de guardar o segredo sobre Sua pessoa e missão messiânica até após a ressurreição (cf Jo 6.15). Bíblia Shedd.

... Ele não queria criar a reputação de ser tão somente um operador de milagres. Os evangelhos deixam claro que Ele considerava os milagres como secundários. CBASD, vol. 5, p. 623.

Nenhum comentário:

Postar um comentário