domingo, 8 de fevereiro de 2015

Atos 10

Comentário Devocional:

A instrução de Paulo para "orar sem cessar" (1 Ts. 5:17) me incomodava. Não poderia significar andar com as mãos cruzadas e os olhos fechados durante todo o dia. Atos 10 fornece uma resposta. 

Cornélio, um líder militar temente a Deus e gentio, orou sem cessar. O relato é que "ele e toda a sua família eram religiosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus" (v 2 NVI). O significado de "orava continuamente a Deus" é encontrado no versículo 7. Aqui Cornélio pediu ajuda "dentre aqueles que estavam com ele continuamente." (NKJV).  Será que cada servo doméstico e soldado ficavam em torno de Cornélio o dia todo? Isso seria impossível, porque eles também dormiam, comiam, e se banhavam. 

A ideia de um servo estar continuamente, sem cessar, com seu mestre é um estado de espírito, uma disposição contínua. O servo está sempre pronto a cumprir as ordens do mestre. Orar sem cessar é também um estado de espírito. A conexão entre Deus e nós nunca deve ser cortada. Devemos sempre estar ouvindo a voz de Deus e prontos a fazer a Sua vontade. 

Deus respondeu às orações de Cornélio não apenas porque ele orava sem cessar. Observe o que o anjo disse: "Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus." (v. 4 NVI). Três vezes lemos que Cornélio orava e ajudava com dinheiro generosamente a outras pessoas (versos 2, 4, 31). Deus percebe nossas orações e nossos atos. 

Não podemos concluir Atos 10 sem discutir uma infeliz má interpretação. Muitos cristãos apontam para este capítulo para dizer que Deus cancelou as restrições alimentares do Antigo Testamento ao ordenar a Pedro que comesse carne imunda e repreendeu ao apóstolo quando ele se recusou a comê-la. Mas Pedro mostra claramente que a questão aqui não era sobre alimentos puros ou impuros, mas sobre a expansão do evangelho incluindo tanto judeus quanto gentios. "Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum", disse Pedro. "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade" (Atos 10:28, 34 NVI). 

"Querido Deus, ensina-me a orar continuamente como Cornélio. Ajuda-me a manter essa conexão constante com o Senhor. E que, ao mesmo tempo, meus atos ascendam como cheiro suave diante de Ti hoje e todos os dias. Amém. " 

Andrew McChesney 
Editor de notícias da Adventist Review


Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/act/10/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Atos 7 
Comentários em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário