domingo, 15 de fevereiro de 2015

Atos 17 - Comentários selecionados

1 Tessalônica tinha uma população de 200.000 habitantes e era a capital da província da Macedônia. Bíblia de Genebra.

Atual Salônica. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica. A via Egnácia atravessava toda a atual Grécia do norte, de leste a oeste, passando em seu percurso por Filipos, Anfípolis, Apolônia e Tessalônica. Em várias localidades como Kavália (Neápolis), Filipos e Apolônia, a estrada ainda hoje é visível. Se uma pessoa viajasse uns 48 km por dia, cada cidade podia ser alcançada com um dia de viagem. Bíblia de Estudo NVI Vida

Embora a distância de quase 50 km por dia pudesse ser um fardo muito grande para homens que haviam sido açoitados recentemente, os missionários não permaneceram nas cidades, talvez porque tivessem poucos judeus ou mesmo nenhum. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 357.

2 segundo o seu costume. O costume, ou hábito, de Paulo era adorar na sinagoga no sábado (ver Lc 4:16). Andrews Study Bible.

três sábados. Essas duas semanas representam o tempo passado na sinagoga arrazoando com os judeus, não o tempo total que Paulo passou em Tessalônica. Bíblia de Estudo NVI Vida.

As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses. Bíblia de Genebra.

4 distintas mulheres. É possível que fosse econômica e socialmente independentes, como Lídia (At 16:14) ou as esposas dos principais homens da cidade. CBASD, vol. 6, p. 358.

5 malandragem. Agitadores, ociosos. Bíblia Shedd.

A casa de Jasom. É provável que Paulo estivesse hospedado ali. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6,7 A descrição de que Paulo e Silas tinham transtornado o mundo (v. 6) e pregado que Jesus Cristo ... rei (v. 7) nos inspira a sermos testemunhas mais dedicadas de Cristo como o verdadeiro rei de tudo. Andrews Study Bible.

7 agindo contra os decretos de César, dizendo que existe outro rei. Para os judeus, a blasfêmia era a acusação mais grave, mas para os romanos era pior a traição – apoiar um rei rival de César. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 fiança. Jasom deu garantia, em bens (cf Mc 15.15), às autoridades de que Paulo deixaria a cidade sem mais retornar (1Ts 2.18), Mesmo assim a pregação continuou (1Ts 2.13, 14; 3.3). Bíblia Shedd.

Jasom foi forçado a garantir a paz e a tranquilidade na comunidade, senão seus bens seriam confiscados e talvez até mesmo arriscasse passar pela pena da morte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 Logo ... os irmãos enviaram. Paulo e Silas haviam sido os benfeitores dos novos crentes, mas a situação se invertera, e os cristãos tessalonicenses cuidaram muito bem dos missionários. Paulo nunca se esqueceu da bondade deles e, muitas vezes, disse que ansiava por revê-los. Em pelo menos duas ocasiões, tentou fazer uma visita à igreja de Ressalônica, mas precisou se contentar em enviar Timóteo em seu lugar (1Ts 2:18; 3:1, 2). CBASD, vol. 6, p. 361.

10-15 Um padrão agora familiar se demonstra: Paulo e Silas pregam nas sinagogas; eles experimentam sucesso, conseguindo conversos ao evangelho; segue-se perseguição; eles partem. Andrews Study Bible.

Bereia. A atual Verria, 80 km a sudoeste de Tessalonica, no sopé dos Montes Olímpios. Bíblia de Genebra.

11 nobres. Literalmente, "bem-nascidos" (ver 1Co 1:26). Aqui a palavra significa o temperamento generoso e leal que idealmente deveria caracterizar aqueles de nascimento aristocrático. Era essa qualidade de bondade e mente aberta que o apóstolo e Lucas admiravam nos judeus da Bereia. CBASD, vol. 6, p. 361.

Examinando as Escrituras todos os dias. Os bereanos comparavam o ensinamento ode Paulo com a Palavra escrita de Deus, estabelecendo um bom exemplo para a igreja através da história. Bíblia de Genebra.

Igreja nobre – 1) Recebe a Palavra com avidez; 2) Examina as Escrituras sem demora; 3) Verifica a verdade de toda doutrina na Bíblia. Bíblia Shedd.


14 Timóteo. De 1Ts 3.1 deduzimos que Silas e Timóteo permaneceram muito pouco tempo; Paulo pediu que viessem para Atenas donde novamente foram mandados para Macedônia (Tessalônica e Filipos?). Encontram-se com Paulo em Corinto donde mandou as cartas aos tessalonicenses (51 d.C.). Bíblia Shedd.

16 Atenas. A principal cidade da Grécia, servida pelo porto de Pireu, no mar Egeu. Atenas atingiu seu ápice no século V a.C. sob Péricles (495-429 a.C.), quando o Partenon e outras magníficas estruturas foram construídas. Os poetas clássicos Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes floresceram neste templo. Embora conquistada pelos romanos em 146 a.C., Atenas continuou a ser um grande centro intelectual e cultural. Bíblia de Genebra.

18 epicureus. Seguidores de Epicuro (341-270 a.C.) que criou a filosofia ética que faz do prazer o ideal da vida. O maior prazer seria paz, ausência de dores, paixões e temores. Estóicos. Seguidores de Zeno (340-265 a.C.) que criou a filosofia em que a vida ideal se conformava com a natureza, da qual a maior expressão era a razão (logos). Estoicismo era panteísta. Tagarela. Lit "ave que bica sementes", "papagaio". Significa quem propaga ideias de somenos importância e mal digeridas. deuses. Pensaram que "Jesus" e "ressurreição" (anaistasis é feminina) seriam um casal de deuses. Bíblia Shedd.

tagarela. Um termo depreciativo significando um catador de fragmentos ou um camelô de ideias variadas. Bíblia de Genebra.

19 Areópago. O nome significa "Colina de Marte". É uma colina perto da Acrópole onde, em tempos antigos, um conselho tinha se reunido. O conselho tornou-se o conselho de Atenas e, nos tempos romanos, era a corte que supervisionava a moral, educação e religião. Bíblia de Genebra.

22, 23 religiosos. Pausânio afirmou que Atenas tinha mais imagens que o resto da Grécia. Estima-se que tinha mais de 30.000. Petrônio diz que em Atenas era mais fácil achar um deus do que um homem. Bíblia Shedd.

23 AO DEUS DESCONHECIDO. Possivelmente uma referência ao Altar dos Doze Deuses em Atenas, erigido para assegurar que nenhum deus tivesse ficado fora de sua adoração. Paulo usou este ponto de contato para começar seu discurso sobre o Deus que fez o mundo, que não é esculpido em pedra ou confinado a algum templo, e que controla os tempos e os lugares onde as pessoas vivem. Bíblia de Genebra.

24 o Deus que fez o mundo. Portanto, um Criador pessoal, em oposição às opiniões do estoicismo panteísta. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26 tendo determinado ... os lugares exatos em que deveriam habitar (NVI). Planejou, também a área específica que cada nação devia ocupar. Ele é Deus, que planejou tudo (as coisas não eram deixadas ao acaso – como pensavam os epicureus). Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 para buscarem a Deus. O propósito da bondade de Deus é criar o desejo no homem de O buscar (Rm 2.4).  tateando. Platão usou esta palavra para indicar as melhores conjeturas sobre a verdade (Phaedo, 99). Bíblia Shedd.

28 nEle vivemos, e nos movemos, e existimos. Paulo diz que Deus trouxe todas as pessoas à existência e que elas só existem por Sua providência. No mundo antigo, os três grandes mistérios da filosofia e da ciência eram as questões de vida, movimento e existência. Bíblia de Genebra.

Alguns dos vossos poetas. Paulo sabia que os atenienses não conheciam o Antigo Testamento, e ele fez citações de três de seus próprios poetas. Embora suas palavras originalmente se referissem a Zeus, o chefe dos deuses gregos, Paulo aplicou as citações ao Deus vivo do céu. Os poetas são Epimênides (c. 600 a.C.), Cleanto (331-233 a.C.) e Arato (c. 315-240 a.C.). Bíblia de Genebra.

30 arrependam. Não apela para acrescentar um Deus novo ao panteão, mas que abandonem toda falsa religião para encontrar em Cristo a plena revelação. Bíblia Shedd.

31 julgar. Isto chocaria epicureus e também estóicos. Bíblia Shedd.

Um dia em que há de julgar ... por meio de um varão que destinou. O dia do juízo final (Ap 20.12-15). A rejeição pelos atenienses do homem a quem Deus designou resultará em jesus rejeitá-los definitivamente com toda a justiça, no dia do juízo. Paulo enfatiza que o chamado de Deus ao arrependimento e fé não é um convite, mas uma ordem. Bíblia de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário