sábado, 21 de fevereiro de 2015

Atos 23 - Comentários de Bíblias de estudo

1 tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Paulo mostra no seu discurso que o cristianismo procede diretamente do judaísmo verdadeiro. Pois a fé cristã é cumprimento da esperança messiânica esposada pelo farisaísmo. Bíblia Shedd.

2,3 Ananias. Sumo sacerdote desde 47 d.C., tornou-se notório pela capacidade e crueldade. Cumpriu-se a denúncia profética de Paulo ao ser assassinado em 66 d.C. pelos sicários por dar seu apoio a Roma. Bíblia Shedd.

Josefo, um respeitado historiador do primeiro século, descreveu Ananias como profano, ganancioso e violento. A reação de Paulo veio em resultado da ordem ilegal dada por Ananias. Life Application Study Bible.

Contra a lei. De acordo com a lei judaica, Paulo tinha de ser julgado e pronunciado culpado antes de ser punido. Bíblia de Estudo NVI Vida.

3 parede branqueada! Com aparência externa atraente, mas cheia de conteúdo impuro, como os sepulcros, que contém cadáveres (v. Mt 23.27); ou paredes que parecem ser firmes, mas caem com os ventos (v Ez 13.10-12). É metáfora da hipocrisia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 saduceus ... fariseus. Estes dois grupos emergiram durante o período entre o Antigo e o Novo Testamento. Eles tinham opiniões políticas e religiosas diferentes. Paulo aproveitou a oportunidade para enfatizar suas diferenças, identificando-se como um fariseu e um crente na ressurreição dos mortos, contra os saduceus que negavam a ressurreição e a existência de anjos e espíritos (Mt 22.23-32). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Paulo aliou-se com os fariseus, cujas doutrinas ofereciam porta aberta para a evangelização em contraste com a dos saduceus. Bíblia Shedd.

14, 15 Quando a controvérsia entre fariseus e saduceus se amainou, os líderes religiosos 
focaram novamente sua atenção em Paulo. Para estes líderes, política e posição haviam se tornado mais importantes do que Deus. Eles estavam prontos a planejar outro assassinato, exatamente como haviam feito com Jesus. Mas, como sempre, Deus estava no controle. Life Application Study Bible.

16 avisou a Paulo. Esta é a única referência bíblica à família de Paulo. Alguns estudiosos acreditam que a família de Paulo o haviam renegado quando ele se tornou um cristão. Paulo escreveu ter sofrido a perda de tudo por Cristo (Fp 3:8). O sobrinho de Paulo podia ver Paulo, mesmo estando ele sob custódia de proteção, porque ao prisioneiros romanos podiam ser visitados por seus parentes e amigos, que lhes traziam comida e outras amenidades. Life Application Study Bible.

23, 24 O comendante romano ordenou que Paulo fosse enviado a Cesaréia. Jerusalém era a sede do governo judaico, mas Cesaréia era a sede do governo romano para aquela área. Deus trabalha de modos surpreendentes e até divertidos. Havia muitos modos que Deus poderia ter utilizado para enviar Paulo a Cesaréia, mas ele escolheu usar o exército romano para libertar Paulo de seus inimigos. Os métodos [ways] de Deus não são os nossos métodos. Os nossos são limitados; os Seus não. Não tente limitar Deus ao pedir que Ele responda do seu jeito. Quando Deus intervém, qualquer coisa pode acontecer, muito mais e melhor do que você poderia antecipar. Life Application Study Bible.

23 soldados ... cavalaria ... lanceiros. As três distintas classes de forças que compunham o exército romano. As extraordinárias precauções tomadas pelo tribuno revelam a seriedade com que se encarava a segurança de um preso. Bíblia Shedd.

Cesaréia. A cidade alojava a residência do governador ou procurador e os quartéis da guarnição romana na Palestina. Foi construída por Herodes o Grande na costa do Mediterrâneo e nomeada em homenagem a César Augusto. Herodes equipou a cidade muito bem com palácios, templos, edifícios públicos, um amplo anfiteatro, um porto artificial e um aqueduto. Cesaréia era a casa de Cornélio (10:1-11:18) e de Filipe, o evangelista (8:40; 21:8) e era frequentada por Paulo (9:30; 18:22; 21:8-14).  As cenas de 23:23 – 25:32 ocorreram em Cesaréia. Andrews Study Bible.

24 governador Félix. Primeiro escravo liberto a chegar a ser governador de uma província romana. Seu irmão Pallas foi emancipado por Cláudio sendo favorito de Agripina, mãe de Nero. Foi nomeado procurador de 52 a 59 d.C. (antes fora prefeito de Samaria). Bíblia Shedd.

O historiador Tácito disse que Félix “era cruel e dado à luxúria e unira o poder de um rei com a mente de um escravo”. Ele era impiedoso ao esmagar a oposição e seu governo ajudou a alimentar a revolta judaica que começou em 66 d.C. Andrews Study Bible.

25 Carta. Mandar um acusado para um tribunal superior exigia um “elogium” que esclarecia o caso. Bíblia Shedd.

26 Como Lucas teve conhecimento do que estava escrito na carta de Cláudio Lísias? Na sua preocupação por exatidão histórica, Lucas usou muitas fontes para garantir que seus escritos eram corretos (ver Lc 1:1-4). Esta carta foi provavelmente lida em voz alta na corte quando Paulo se apresentou diante de Félix para responder às acusações dos judeus. Adicionalmente, por ser Paulo um cidadão romano, uma cópia poderia ter sido dada a ele como cortesia. Life Application Study Bible.

27 Cláudio Lísias coloca a culpa da situação de Paulo sobre os judeus (cf Gálio em 18.14, 15). Ele não se importa de modificar levemente os fatos para se por em favor com o governador. Ele não soube que Paulo era romano até depois do tumulto (21.38; 22.26). Bíblia Shedd.

34-35 A reação de Félix à carta (cc 26-30) nos lembra a de Pilatos ao tentar transferir o caso de Jesus para Herodes Antipas (Lc 23:5-12). Desde que a Cilícia estava dentro da jurisdição de Félix, ele deveria lidar com o caso de Paulo. Andrews Study Bible. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário