sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Romanos 1 - Comentários de Bíblias de Estudo

1 servo. No original, doulos, do verbo deo (ligar, algemar, aprisionar). Paulo considerava-se algemado no serviço de Cristo. Bíblia Shedd.

A palavra grega assim traduzida significa 1) "escravo", que pertence totalmente ao seu dono e não tem a liberdade de ir embora, e 2) "servo" que voluntariamente opta por servir o seu senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

apóstolo. Especialmente comissionado por Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 outrora, prometido. Indica a necessária relação entre o Velho e o Novo Testamento. Bíblia Shedd.

Sagradas Escrituras - é a primeira vez que esta frase aparece na Bíblia. Bíblia Shedd.

4 o Espírito de santidade. Denota a origem divina de Cristo, em contrário à "carne" do v. 3. A ressurreição revela a identidade de Jesus como Filho de Deus. Andrews Study Bible.

5 . A palavra fé aqui não significa o evangelho ou doutrinas mas a própria crença em Cristo. Bíblia Shedd.

7 santos. A ideia básica da palavra original assim traduzida é "santidade". Todos os cristãos são santos no sentido de serem "separados" ... para Deus e, na prática, serem feitos cada vez mais "santos" pelo Espírito Santo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9-10 Quando você ora continuamente a respeito de alguma preocupação, não se surpreenda pelo modo como Deus responde. Paulo orou para visitar Roma para que ele pudesse ensinar aos cristãos de lá. Quando ele finalmente chegou a a Roma, foi como prisioneiro (ver Atos 28.16). Paulo orou por uma viagem segura e ele chegou com segurança - após ser preso, esbofeteado, naufragado e picado por uma serpente venenosa. Os modos de Deus responder às nossas orações são muito diferentes dos que esperamos. Deus responderá - porém às vezes na hora e do modo que você não espera. Life Application Study Bible. 

11-12 Existe uma relação inseparável entre fé, dons espirituais e o compartilhar a fé entre os santos. Ver 12.6n. Andrews Study Bible.

13 fruto. A colheita dos gentios. Paulo está afirmando diplomaticamente que ele é o apóstolo dos gentios. Andrews Study Bible.

14 bárbaros. A palavra provavelmente imitava o som, ininteligível a ouvidos gregos, dos idiomas não gregos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Para os gregos, todos os não gregos eram bárbaros. Bíblia Shedd.

16 não me envergonho. Confessa abertamente. O evangelho era ridicularizado porque pregava o Messias crucificado. Ver 1Co 1:23. Andrews Study Bible.

o poder. O regenerador impacto transformador de vida da palavra do evangelho, através do Espírito Santo, é algo essencial, devido à servidão da humanidade ao pecado e a Satanás e à debilidade e incapacidade espiritual por causa do pecado (5.6; 8.5-9). Bíblia de Genebra.

17 a justiça de Deus. Essa é a frase chave da epístola aos Romanos (3.21; 5.19; 10.3), regularmente explicada na epístola como "justiça ... através (ou 'da') fé" (3.22; 9.30; 10.6). A justiça de Deus é demonstrada na retidão de Cristo que é imputada ou considerada por Deus como pertencente aos crentes. Bíblia de Genebra.

como está escrito. O trecho de Hc 2.4 provê a base bíblica e o sumário do que se segue, indicando que o modo de vida pela fé já era conhecido no Antigo Testamento. Bíblia de Genebra.

justo. Significa a qualidade de ser justo no sentido de estar bem perante a lei. É um termo forense, que vem dos tribunais e não propriamente relacionado com a moralidade em si. Bíblia Shedd.

viverá. A vida em contraste com a morte espiritual, e a vida no sentido de uma contínua comunhão com Deus. Do princípio ao fim, viver piedosamente significa confiar em Deus e depender de Sua graça. Bíblia de Genebra.

Habacuque pode ter entendido "viverá" tendo em vista a vida presente somente. Mas Paulo estende esta declaração para incluir a vida eterna. Ao crermos em Deus, nós somos salvos; encontramos vida tanto para agora quanto para sempre. Life Application Study Bible.

18-20 Ninguém, nem mesmo quem nunca tenha ouvido falar da Bíblia, nem de Cristo - tem desculpa para não ter Deus na mais alta conta, pois todo o universo criado o revela. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 ira de Deus. Não uma explosão impaciente e insensata de raiva, como a que os seres humanos muitas vezes demonstram, mas uma repulsa santa e justa diante do que contradiz a natureza e a vontade de Deus, a elas se opondo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18-20 Ninguém, nem mesmo quem nunca tenha ouvido falar da Biblia, nem de Cristo - tem desculpa para não ter Deus na mais alta conta, pois todo o universo criado o revela. Bíblia de Estudo NVI Vida.

impiedade. Recusa de adorar a Deus como Criador. Andrews Study Bible.

impiedade e perversão. A ordem das palavras pode ser significativa - visto que a decadência moral segue-se à rebelião teológica. Bíblia de Genebra.

Esta passagem demonstra a culpabilidade do homem fundada na sua pertinaz rejeição da luz fornecida e não em desobediência vinda da ignorância. Bíblia Shedd.

20 atributos invisíveis. O amor, o poder e a ira de Deus. Andrews Study Bible.

22-23 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível. A arrogância intelectual, na presença de Deus, exibe um senso de valores invertido; a adoração a Deus é trocada pela devoção a ídolos feitos por homens e que refletem os homens. O indelével instinto para adorar é pervertido mediante a centralização sobre objetos errados (v. 25). Bíblia de Genebra.

24 Deus entregou tais homens. O julgamento divino envolve a remoção das restrições divinas, tanto sobre os atos pecaminosos como sobre as suas consequências (vs. 26, 28). Bíblia de Genebra.

Os perdidos gozam eternamente da liberdade horrível que demandaram e assim ficam escravizados por si mesmos. Cf vv 26, 28 e At 7.42. Bíblia Shedd.

Deus permitiu, num ato de castigo, que o pecado tivesse seu curso natural. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26-27 Estes versos condenam as atividades homossexuais. A sexualidade não natural, contudo, vai além dos comportamentos homossexuais. O NT sanciona apenas o casamento monogâmico entre homem e mulher. Ele condena todas as demais formas de sexualidade, sejam homossexuais ou heterossexuais como pecaminosas. Andrews Study Bible.

28 inconvenientes. Vem da palavra kathekon que era um termo técnico dos estóicos significando aquilo que era conduta digna e conveniente. Cf Ef 5.4. Bíblia Shedd.

32 conheçam. Sua conduta afrontosa não se devia ao desconhecimento total acerca do que Deus exigia, mas à obstinação e à rebelião. Bíblia de Estudo NVI Vida.

aprovam. O cúmulo do pecado é aplaudir os pecados alheios em vez de lastimá-los. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este é um quadro negro, mas real, do que era o paganismo naquela época. Bíblia Shedd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário