quinta-feira, 19 de março de 2015

I Coríntios 5

Comentário devocional:
 
O apóstolo Paulo está preocupado com os relatos sobre a igreja: "há imoralidade entre vocês", ele escreveu. Surpreende o tipo de imoralidade sexual relatado: um membro estava tendo relação sexual com a nova mulher de seu pai, o que não era aceitável nem "entre os pagãos" (v 1 NVI). Isso levou Paulo a aconselhar a igreja que tal indivíduo deve ser afastado do corpo de fé (vs. 2, 5).
 
A imoralidade não repreendida traz profundas implicações para a igreja, que é o corpo de Cristo. Paulo adverte: "Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?" (v 6 NVI).  

Nos primórdios da história adventista um pastor chamado W.C. Gales, ministrou durante um tempo e, em seguida, ele e sua esposa deixaram a igreja e se divorciaram. Ele se arrependeu, se casou novamente, e decidiu retornar à igreja. Ellen White aconselhou os líderes da igreja que o aceitassem, e que ele não deveria se divorciar de novo para voltar a sua primeira esposa, o que poderia causar mais mal do que bem. Ela ainda apoiou a decisão que ele voltasse ao ministério. Infelizmente, não demorou muito para que ele se envolvesse em outros casos amorosos. Desta vez, ele foi demitido do ministério pastoral. Ele era um transgressor sexual contumaz, e ficou claro para Ellen White e outros líderes da igreja era que ali estava um homem que tinha um padrão de imoralidade e portanto deveria receber a reprovação da igreja. (leia EGW, Testemunhos sobre o Comportamento Sexual, Adultério e Divórcio, pp. 225-235).
 
Paulo afirma que os líderes da igreja devem lidar com firmeza com pessoas envolvidas em aberta transgressão da lei de Deus. Hoje também devemos zelosamente cuidar para que a igreja de Deus tenha um padrão moral que a recomende perante a sociedade em geral.

Michael W. Campbell, Ph.D.
Professor Assistente, Estudos Históricos / Teológicos
Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados
Filipinas
 


Traduzido e adaptado por JAQ/JDS
Texto bíblico: I Coríntios 5 
Comentários em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário