domingo, 8 de março de 2015

Romanos 10 - Comentários Selecionados

1 Que sejam salvos. É significativo que, após a discussão sobre a rejeição de Cristo pelos judeus, Paulo fale em orar pela salvação deles. Isso mostra que ele não considera o caso deles sem esperança, apesar de sua culpa. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 653.

2 Entendimento. Os judeus tinham sido favorecidos com o conhecimento de Deus (Rm 3:1,2), mas o zelo deles não era inteligente. Embora conhecessem a Lei e os Profetas, não compreendiam o significado das palavras e das obras de Deus. O fervor sem discernimento tornou-se fanatismo, e eles mostravam mais zelo para com os rituais e a letra da lei do que para com Deus. CBASD, vol. 6, p. 654.

4 O fim da lei é Cristo. No texto grego, a palavra "fim", telos, está com ênfase. Paulo contrasta o caminho da justiça de Deus pela fé com a tentativa humana de obter a justiça pela lei. A mensagem do evangelho é que Cristo é o fim da lei como forma de justiça a todo aquele que tem fé. CBASD, vol. 6, p. 655. 

9 Confessares. [...] A confissão de um crente é sua expressão de concordância com tudo o que Deus declarou ser verdade. CBASD, vol. 6, p. 658.

Creres. Normalmente, a crença vem antes da confissão, mas Paulo segue a ordem do v. 8, em que a boca é mencionada antes do coração. No v. 10, ele dá a ordem normal: fé, depois confissão. CBASD, vol. 6, p. 658.

12 O mesmo é o Senhor de todos. Judeus e gentios têm o mesmo Senhor, que redimiu toda humanidade. Uma comparação entre Romanos 10:9 e 10 indica que "Senhor" aqui se refere a Jesus. Cristo é "Senhor de todos". CBASD, vol. 6, p. 658.

13 Todo aquele que invocar. Uma citação de Joel 2:32. Os judeus entendiam que a passagem de Joel significava que todos os verdadeiros adoradores de Yahweh seriam libertos no dia do juízo. Paulo aplica a passagem a Cristo. As palavras "toda a carne" (Joel 2:28) mostram que os gentios estão incluídos na profecia. CBASD, vol. 6, p. 659.

14 De quem. Ouvir o evangelho de um pregador enviado por Cristo é ouvir o próprio Cristo (2Co 5:20). O Senhor fala por meio de Seus representantes. CBASD, vol. 6, p. 659.

15 Se não forem enviados. Assim como o Pai enviou seu Filho, também o Filho enviou Seus apóstolos, e eles, por sua vez, sob a orientação do Espírito de Cristo, enviaram outros. A proclamação da mensagem divina deve ser feita por alguém comissionado por Deus. CBASD, vol. 6, p. 659.

18 Sim, por certo. Esta é a correção de Paulo á sugestão de que eles não tinham ouvido a mensagem. Ele afirma, ao contrário, que o evangelho foi pregado a todo o mundo, e faz sua afirmação com base nas palavras do Salmo 19:4. CBASD, vol. 6, p. 660.

19 Eu vos porei. Ao mostrar misericórdia para com os gentios, Deus esperava provocar ciúmes em Seu próprio povo e inspirá-lo a ter zelo por Ele (Os 2:23). CBASD, vol. 6, p. 661.

21 Contradizente. Ao recusar e resistir ao evangelho, os judeus estavam revelando uma característica que há muito havia sido apontada e condenada pelos profetas. CBASD, vol. 6, p. 661.

Compilação: Tatiana W

Nenhum comentário:

Postar um comentário