quinta-feira, 12 de março de 2015

Romanos 14 – Comentários Pr. Heber

Se queremos reavivamento e reforma espirituais mesmo em nossa vida individual, familiar e eclesiástica, precisamos começar a interessar-nos por teologia e corrigir nossos conceitos equivocados. Atitudes erradas (práticas) no cristianismo surgem de posturas erradas em relação a Deus (teologia).
Cuidado com religião "pode-e-não-pode". Pode comer carne sacrificada a ídolos vendida no mercado e/ou praticar festas judaicas?
Sobre estes pontos havia liberais e conservadores. Sempre existiram tolerantes e intolerantes, que julgam seu ponto de vista como melhor, criticando aqueles dos quais divergem. Entretanto, o cristão não se ocupa "com acusações mútuas e destrutivas [...]. O cristão autêntico fará tudo para não prejudicar um irmão a favor de quem Cristo morreu" (Siegfried Schwantes).
Note que...
1. O cristão, movido pelo amor, deve tratar com cortesia, gentileza e bondade os de opiniões fortes, mas fracos na fé (v. 1);
2. Ninguém deve impor sua opinião sobre a convicção de ninguém, nem criticar aquele que desconhece o que você conhece; deixe com Deus os casos indefinidos biblicamente (vs. 2-4);
3. Em questões secundárias, de meras opiniões, deixe Deus ser Senhor; Ele nos liberta "das pequenas tiranias de cada um" (vs. 5-9, AM);
4. Não critique outros por terem opiniões divergentes sobre assuntos periféricos. "Além do mais, o que você vai ganhar ao criticar um irmão? E quando você é intolerante com uma irmã? Preciso dizer que isso faz você parecer um todo – ou algo pior". Cada um cuide da própria vida (vs. 10-12);
5. Antes de criticar, saiba que o cristianismo verdadeiro revela amor e mostra o valor elevado do reino de Deus. "Não comam, não façam ou falem nada que interfira na livre troca de amor cristão" (vs. 13-23).
A questão principal não é dias sagrados e comidas, mas relacionamento. "Recebam de braços abertos...". "Não atropelem...". "Tratem-nos com gentileza" (v. 1). "Parem de preocupar indevidamente com os outros" (v. 12). "Assim estaremos empregando nosso esforço na boa convivência fraterna" (v. 19).
"Nosso viver é um excelente reflexo do valor real de nossa teologia" (Larry Hurtado). "Muito mais importante que comida e bebida é justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Schwantes).
Filipe Schaff propôs:
• Em questões fundamentais, unidade.
• Em questões secundárias, liberdade.
• Em todas as demais questões, caridade.
Tome medidas cristãs em cada situação! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário