sábado, 14 de março de 2015

Romanos 16 - Comentários Selecionados

1 Febe. Nada se sabe sobre ela, além do que é dito aqui. Ela pode ter sido a portadora da epístola de Paulo. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 715.

Servindo. Do gr. diakonos, "diaconisa", a única ocorrência da palavra no NT, no feminino. O uso desse termo sugere que o cargo de "diaconisa" já devia estar estabelecido na igreja cristã primitiva. Pelo menos, Febe era, em algum sentido, uma serva ou ministra da congregação de Cencreia. CBASD, vol. 6, p. 715.

Cencreia. Porto oriental de Corinto, localizado a cerca de sete quilômetros da cidade. CBASD, vol. 6, p. 715.

2 Ajudeis. Do gr. paristemi, literalmente, "estar ao lado". Tanto esta palavra como aquela traduzida como "questão" (pragma) são termos usados em processos judiciais. É possível que Febe tivesse assuntos jurídicos em Roma, e que os membros da igreja de lá pudessem ser de alguma ajuda para ela. Como alguém que havia "hospedado a muitos", é evidente que ela não precisa de assistência devido a pobreza. CBASD, vol. 6, p. 715.

5 Na casa deles. Os primeiros cristãos, não tendo igrejas, dependiam, para locais de reunião, da hospitalidade dos irmãos que punham suas casas á disposição. Os crentes de Roma podem ter tido vários desses pontos de encontro. CBASD, vol. 6, p. 716.

16 Ósculo Santo. Modo habitual de saudação no oriente (1 Co 16:20). CBASD, vol. 6, p. 717.

17 Noteis. Paulo interrompe as saudações para advertir os crentes romanos contra falsos mestres que poderiam perturbar sua harmonia e destruir sua fé. O apóstolo havia experimentado os resultados negativos dessas influências na Galácia e em Corinto. CBASD, vol. 6, p. 717.

Afastai-vos deles. Comparar com 2Ts 3:14. CBASD, vol. 6, p. 717.

18 Seu próprio ventre. Seus motivos são vis e seus objetivos são egoístas (Fp 3:17-19). CBASD, vol. 6, p. 717.

19 Sábios. Comparar com o conselho de Jesus para ser "prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mt 10:16). CBASD, vol. 6, p. 717.  

20 Esmagará. Paulo aguarda com expectativa a vitória final predita em Gênesis 3:15, que não está longe. Esse triunfo sobre as forças do mal é retomado em cada vitória vivida pelos cristãos sobre a tentação e o engano. Paulo pensava na vitória que esperava que os crentes romanos desfrutassem ao "evitar" os falsos mestres que tentariam dividi-los e confundi-los. CBASD, vol. 6, p. 718. 

25 Segundo o meu evangelho. O evangelho de Paulo era a mensagem de salvação que lhe fora confiada. CBASD, vol. 6, p. 718. 

26 Das Escrituras. Foi por meio destas que o mistério de Deus foi "dado a conhecer a todas as nações". O plano divino de salvar a humanidade, pela fé em Jesus Cristo, foi previsto no AT e está em plena conformidade com seus ensinamentos. 
CBASD, vol. 6, p. 718.

27 Ao Deus único. A sabedoria de Deus foi especialmente exibida no plano que então fora revelado e que se tornara objeto desta epístola. 
CBASD, vol. 6, p. 718.

Compilação: Tatiana W 

Nenhum comentário:

Postar um comentário